tipos de leite
Quando você vai ao supermercado quase sempre se depara com as opções na hora de comprar o leite, tipo A, B e C. Você vai lá, escolhe sem ao menos saber a diferença entre essas classificações que são dadas ao leite, sendo que a maioria quase sempre escolhe pelo A, porque supõe ser o melhor. Para esses, sem ao menos ter conhecimento estão fazendo a escolha certa, pois o melhor mesmo é o leite A. Essa classificação se dá quando o leite passa pelo processo de pasteurização ainda no local onde é retirado, evitando assim as chances de contaminação e perda de nutrientes. Nesse caso a ordenha é sempre mecânica, em que o leite vai direto para o tanque para ser pasteurizado.
O leite tipo B tem pouca diferença ao tipo A, podendo ser ordenhado de maneira manual ou mecânica. A manutenção das condições de higiene e armazenamento também são bastante favoráveis. Já o leite tipo C tem suas desvantagens pelo fato de ser ordenhado manualmente e por seu processamento não ser realizado no local da ordenha, isso faz com que ele fique mais tempo exposto ao ambiente. Já se a escolha está entre leite integral e desnatado, dê preferência ao primeiro se estiver em busca de um número maior de nutrientes. Pois, ao ser retirado sua gordura, o desnatado também perde parte de seus nutrientes fundamentais para a saúde. Portanto, essas são as diferenças básicas entre os tipos de leite, é só escolher pelo melhor ao seu modo de vista, sendo que o importante é que o alimento faça parte do seu cardápio diário.
Uma das melhores fontes de proteína e cálcio, o leite pode ser um grande aliado no emagrecimento, pois auxilia na eliminação de gordura corporal, além de aliviar a fome e dar mais energia.
Conheça abaixo os tipos de leite.
Obs: Quem possui intolerância à lactose (açúcar natural do leite) apresenta alterações abdominais como diarreia, e deve substituir o leite de vaca pelo leite de soja.
Leite de saquinho:
É integral e seu teor de gordura chega a 3%. O tipo A possui mais gordura e menos proteína, enquanto o tipo B menos gordura e mais proteína.
Leite em pó:
Tratado termicamente e desidratado, é um produto de boa qualidade.
Leite de caxinha:
Pasteurizado, envasado em processo asséptico e com embalegem asséptica, tem vida mais longa de armazenamento.
Leite de soja:
De origem vegetal, não contém colesterol nem lactose, mas apresenta a mesma quantidade de proteína do leite da vaca.
Leite semi-desnatado:
Tem menos gordura, de 0,6% a 2,9%.
Leite desnatado:
Tem no máximo 0,5% de gordura.
Leite enriquecido:
Funcional, contém mais vitaminas e minerais com ômega 3 ou ferro.
Os benefícios do leiteFonte de Cálcio:
|