chakras

 

A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”, "roda da lei", "roda da vida" ou "morte". Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.

Alguns clarividentes conseguem enxergar cada um desses pontos, com sua forma e cor específica. Através da Radiestesia e outras formas de tratamentos alternativos, pôde-se constatar que a maioria das doenças são decorrentes do desequilíbrio dos chakras ou da entrada de energia negativa nesses pontos vitais.

Os chakras harmonizados nada mais são do que o equilíbrio entre as polaridades Yin (feminino, frio e úmido) e Yang (masculino, quente e seco). O esquema dos sete chakras é o mais usado nas terapias alternativas. Entretanto, existem inúmeros outros chakras menores, atuando num esquema dinâmico de intercâmbio energético.

Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.

Os chakras são centros de conjunção de energias que circulam ao longo de uma espécie de "sistema nervoso subtil" que se chama Nadis. É por eles que circula a energia vital: PRANA

Os chakras criam-se no ponto de intersecção dos Nadis. É nestes centros de força que se encontram o plano terrestre e o plano cósmico. Apresentam-se sob a forma de um cone (funil) e a raiz dos sete chakras principais está conectada ao canal central (o canal Sushumna), com uma parte nas costas, que recebe a energia, e a parte da frente, que a emite. Quando se trata um chakra desperta-se a Kundalini.

É através destes centros de energia que os seres humanos recebem e transmitem. Os chakras alimentam o corpo físico e todos os corpos subtis, alimentam-se de tudo o que, no universo, é energia.

Todos os nossos estados de consciência são condicionados pelo estado energético dos nossos chakras.

No corpo físico, encontra-se sete chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existe trezentos chakras menores espalhados pelo corpo físico. Também há muitos chakras que se encontram fora do corpo. Quando todos os chakras estão abertos e balanceados, a energia nos permite comunicar com os espíritos do Universo.

Os chakras são divididos da seguinte maneira:

- - Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão.

- - Os chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção.

- - Os chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.

Cada chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.

 

Os chakras são os centros nervosos, vibratórios, que têm a função de canais de atuação da consciência nos planos manifestados, na própria alma. Eles estão situados ao longo da coluna vertebral que tem a função de distribuir a energia vital (o Prana) para todas as funções do corpo. Cada chakra tem a sua característica e a densidade da sua vibração. Quanto mais baixo for situado o chakra mais próximo do plano terreno é a sua função, isto é, mais ligado estará ao mundo limitado material-manifestado e mais densa será a sua função.

Quanto mais elevado está situado o chakra, mais sutil e abstrata será a sua função.

O primeiro chakra, o coronário é o centro da consciência espiritual, é o centro de armazenamento e distribuição da energia vital, Pránica, dele toda a energia emana. O chakra coronário é o limite da nossa manifestação humana, é o ponto no qual se concentra a energia pura do universo abstrato para distribui-la à personalidade individual. Além deste ponto unimo-nos à “unidade universal – Deus”, além dele existe a perda total da individualidade. O yogue que alcança a concentração perfeita neste chakra entra em estado de Samadi que é a unificação com a unidade universal.

O chakra frontal é o ponto mais elevado no qual a consciência pessoal se manifesta, é o ponto no qual se forma a primeira idéia do “Eu” na sua forma mais pura e impessoal, é o centro da vontade e da projeção do ego.

O chakra abaixo do frontal, o laríngeo, é o menos denso dos cinco chakras da manifestação dos elementos, ele é do elemento éter e nele são exercidas as funções mais sutis e abstratas da nossa personalidade como: o pensamento, audição, comunicação, auto-expressão, criatividade, aprendizado, aceitação, recebimento e imaginação.

O chakra cardíaco é do elemento ar e se situa no ponto médio entre todos os chakras e tem as funções do amor espiritual, generosidade, compaixão. É o instrumento criado por Deus para expressar nos planos limitados da matéria os sentimentos puros de amor e dádiva, mas, como tudo no plano manifestado é dúplice, também aqui temos a possibilidade de manifestar cada sentimento com o seu oposto. Este chakra é o ponto de transição entre o baixo e o alto vibratóriamente, representando assim a estrela de David. De um lado: consciência elevada e evoluída, ideais sublimes, criatividade e sociabilidade (os chakras superiores) e do outro lado: sobrevivência, segurança, sensualidade, sexo e poder (os chakras inferiores).

O chakra do plexo solar é do elemento fogo, regula o calor do corpo, distribui a energia prânica para o corpo físico, ele tem o Poder, a energia da vontade, a força da realização, o fogo do desejo e o poder das emoções, a consciência do ego na arrogância, O ódio, o desejo de controlar, de possuir e dominar.

O chakra esplênico (plexo sacro) é do elemento água, está situado atrás dos órgãos sexuais e do sistema de reprodução, está ligado ao paladar. Ele desperta os sentimentos inconscientes da busca do prazer e da excitação sensual. As vibrações deste chakra invocam sentimentos de prazer e dor, necessidade de ser amado, segurança emocional, solidão e romantismo; é chamado também o chakra da “familia”.

O chakara da base, onde o Kundalini fica adormecido, é do elemento terra, a parte mais densa da manifestação humana, ele controla o olfato e os sentidos mais básicos como: preservação da vida, agressividade, impulso animal de instintos de sobrevivência e auto-preservação, e também como reações primitivas do ego, medo, abrigo, segurança pessoal e sentimento de estabilidade. Aqui estão contidas as impressões subconscientes do passado que determinam o nosso karma.

Todas essas vibrações atraem a atenção do espírito e da consciência como âncoras ligadas no plano material, obrigando a mente a percorrer incessantemente o plano dos sentidos, reforçando assim a troca de energias prânicas entre mente e matéria (através dos chakras) e desta maneira estabelecendo um cenário ilusório de “realidade”, parcial e incompleto, criando assim a consciência errônea de ser corpo físico.

Para conceber Deus universal conscientemente é necessário desprender-se do plano material, desligando, uma após uma, as âncoras energéticas que nos ligam ao corpo físico e aos seus sentidos, subindo através do canal energético central das correntes prânicas (a coluna vertebral) elevando todas as vibrações e estados de consciência inferiores para o canal da mente superior.

A mente, livre de atrativos materiais e da armadilha karmica dos sentidos, consegue entrar em estado de silêncio e paz interior, subir com a sua atenção ao topo do canal vibratório humano, para então desprender a sua atenção da matéria e entrar na mente superior, em contato direto e consciente com o plano divino, desfrutando assim da sua eternidade e da sua infinidade.

Neste estado de beatitude, novos conhecimentos serão adquiridos, vindos da universalidade da Unidade Cósmica, transformando e transmutando essa mente num canal consciente ao serviço da hierarquia celeste, canal vivo do raio de Mickael.

 

 

Os Chakras

 
Nenhuma informação aqui deve ser considerada como 100% correta, pois o Homem está em constante evolução, fazendo com que todos os conceitos vão setransformando conforme o próprio Homem se transforma...

A origem da palavra "Chacra" ou "Chakra" é do sânscrito, que quer dizer "pires" ou "roda", lembrando as pás de um ventilador girando rapidamente e formando uma pequena depressão em seu centro, dando o formato de um cone. Estão situados na superfície do corpo duplo-etérico*, de 5 a 6 milímetros da periferia do corpo físico.

  • *Corpo duplo-etérico: Corpo ou veículo provisório, espécie de mediador plástico ou elemento de ligação entre o perispírito e o corpo físico do homem, resultante da emanação radioativa do próprio corpo físico na Terra. Dissolve-se no túmulo depois da morte física do homem. O duplo-etérico recebe os impulsos do perispírito e os transfere para a carne, agindo também em sentido inverso. Pode funcionar com êxito no limiar do mundo astral e do físico, pois sua composição exterior é do éter terráqueo, a sua base interna é o próprio éter cósmico. Se apresenta como uma capa densa, sensível ao perfume, frio, calor, magnetismo e também afetada por condimentos, ácidos, substâncias hipnóticas, sedativos ou entorpecentes e pelo toque humano em certos momentos de maior condensação. Sua principal função é transmitir para a tela do cérebro todas as vibrações das emoções e impulsos que o perispírito recebe do Espírito ou Alma Imortal. Também absorve a energia vital emanada pelo Sol, conjugando-a com as forças exaladas no meio físico e em seguida as distribui pelo sistema nervoso e por todas as partes do organismo do homem.
Segundo "Elucidações do Além" de Ramatis

Os Chakras são centros de forças que distribuem as energias necessárias à vida do duplo-etérico e que proporciona o crescimento das faculdades psíquicas do homem, porque estão em relação com o perispírito** que transmite para o corpo físico as deliberações do espírito.
  • **Perispírito: Corpo imortal do homem, é a ponte viva para o Espírito alcançar a matéria e atuá-la de modo a impor suas idéias e os seus desejos. Abrange, em seu conjunto, a mente espiritual, o intelecto, a mente instintiva, o Prana (Energia Vital) e o corpo astral, atendendo assim as mais variadas atividades e desejos do espírito imortal.
Segundo "Elucidações do Além" de Ramatis

Os Chakras são como órgãos do corpo humano. Giram no sentido horário (há muitas controvérsias quanto ao sentido em que elas giram), tirando do campo áurico*** energia e informações emocionais para alimentar seu corpo energético. Tudo o que está na aura é "sugado" através dos Chakras. Os Chakras tem cerca de 15 cm de diâmetro e estão a 2,5 cm do corpo físico. A corrente de força vertical passa pela linha central do corpo. A energia de todos os Chakras sobe e desce pela corrente vertical de força (a coluna vertebral, da cabeça até o cóccix). Todas as cores se misturam, como uma corda colorida de luz. Ela tem cerca de 2,5 cm de largura na maioria das pessoas. Nos curadores, num estado de consciência muito alterado, pode chegar a 15 cm de diâmetro. Existe um 8º Chakra, o Umeral, desenvolvido apenas em algumas pessoas. Seu formato é o de uma Lemniscata ("∞", um oito deitado), e os antigos descreviam-no como asas de seres iluminados (os Anjos). Fica exatamente a 180º do Chakra Cardíaco, ou seja, sai das omoplatas, enquanto que o Cardíaco sai do Timo.
  • *** Em formato oval, tem aproximadamente 1m, é um campo luminoso que cerca o corpo físico e que guarda toda nossa memória.
Vamos entender melhor (segundo Ramatis):
1º vem o Espírito = a centelha ou a Luz Imortal sem forma; depois em
2º vem o Perispírito = abrange o corpo mental que serve para pensar; depois em
3º vem o Corpo Astral = manifesta a emoção, os desejos, os sentimentos; depois em
4º vem o Duplo Etérico = com o sistema de Chakras (se dissolve após a morte do Homem); e por fim, em
5º vem o Corpo Físico = a derradeira peça a ligar o Espírito ao mundo material.


1º - Básico, Raiz ou Kundalíneo
  • Vermelho (como fogo líquido em movimento)
  • Localizado na base da espinha, rege o movimento das pernas, órgãos sexuais masculinos e parte externa dos femininos, ânus, próstata, ciática.
  • Segundo os hindus é o centro etérico responsável pelo fluxo das energias poderosas que emanam do Sol e da intimidade da Terra, a energia "mãe do mundo", pois ela é realmente o principal fundamento da vida na matéria.
  • É relacionada aos instintos, impulsividade, sexo, vitalidade e sentimentos grosseiros (raiva, ódio). Pode levar o homem despreparado à loucura, já que sua ação é muito forte quando se trata do desejo sexual.
  • As doenças ligadas à este chakra estão relacionadas ao mau uso da sexualidade, dos instintos, do caminhar da pessoa sobre a terra, à quantidade de energia física e com a vontade de viver na realidade física.
  • Quando funciona plenamente, a pessoa tem muita vontade de viver na realidade.
  • Obstruído, a vitalidade física é bloqueada.
O chakra Raiz fica no término da espinha, que irradia luz branca quando vista do nível espiritual mais elevado. Este chakra é o centro da vida material, fortalecendo nela a consciência divina sutil. Por conseguinte é a base para a existência humana neste mundo físico, e se está bloqueado, você se sente sem raízes no sentido espiritual e na existência física. Todo ser humano tem uma existência física e espiritual. O desenvolvimento cármico causa uma oscilação entre o espiritual e as dimensões físicas, e quando este processo segue positivamente você se sente confortável em ambos os mundos, sentindo que pode fazer tudo em ambos os lugares. Este chakra o faz capaz de manifestar sua existência onde quer que você esteja, e sua luz branca delicada emite vibrações que têm relação com o amor materno; nele, o físico e a existência espiritual estão unidos de maneira sublime. Nesta forma de amor você pode, por exemplo, imaginar que uma mulher que alimenta seu bebê, as demandas do mundo físico estão unidas com a forma mais alta de amor espiritual. Isso acontece porque este fato é muito importante para os seres humanos, e tão importante que se o período de amamentação for prolongado, a mãe e a criança terão estimulado, desenvolvido e limpado o chakra básico de ambos, dando à criança recém-nascida a possibilidade de um desenvolvimento básico que está além de qualquer outro meio educacional. Quando a mãe alimenta seu bebê, as luzes dos chakras básicos de ambos estão unidas, e as energias deles estão misturadas; assim, o laço que a criança precisa ter para se firmar na Terra, para a vida material, é fortalecido e faz a separação dos reinos espirituais dos quais partiu recentemente mais facilmente. Se o período de amamentação é encurtado desnecessariamente ou se é completamente omitido, pode acontecer que a criança não pode aceitar que teve que se separar dos reinos espirituais, ficando inquieta. Muitas crianças hoje sofrem do que é chamado hiperatividade, e isto ocorre devido a uma inquietude que se origina disto. Quando as energias ou vibrações do chakras de duas pessoas estão misturadas, o que se vê do plano espiritual é o seguinte: as luzes de um chakra afetam as luzes do outro chakra, e dependendo da pureza do chakras, estas ondas luminosas estão de certo modo misturadas, criando figuras diferentes. Se você enxerga em duas pessoas, como no exemplo uma mãe e uma criança que têm as luzes do chakras básicos misturadas, você pode ver figuras delicadas que parecem flores brancas ou cristais brancos. Se o contato é positivo - se por exemplo a mãe está alimentando o bebê com carinho, ou pelo menos com uma vontade positiva de alimentar a criança - então bonitas figuras podem aparecer, e as figuras criadas pelas luzes dos chakras ficam mais bonitas, e quanto mais se amam mais as luzes se parecem com festas luminosas.
Texto canalizado por Birgit Klein (o texto foi traduzido livremente do original em inglês de https://www.spiritweb.org)


2º - Esplênico ou Sexual
  • Laranja
  • Localizado a cerca de dois dedos abaixo do umbigo, governa a bexiga, fígado, vesícula, ovários, útero, baço, trompas, parte do intestino, hormônios e ossos.
  • É relacionada ao prazer, à criatividade, à auto-estima, vaidade, sensualidade, emoções ligadas aos sentidos do corpo. Também relacionado à assimilação e metabolismo dos alimentos.
  • Quando muito desenvolvido, há um aumento das percepções das sensações alheias, pois a pessoa adquire uma espécie de tato instintivo ou sensibilidade astral incomum, que o faz perceber emanações hostis existentes no ambiente onde atua e também das vibrações afetivas que pairam no ar.
  • As doenças ligadas à este chakra se referem às emoções ligadas à sensualidade, ao corpo como objeto da vaidade e carinhos sensuais; impotência sexual ou falta de libido, distanciamento do contato com outras pessoas.
  • Com este Chakra mal desenvolvido na mulher, apenas o estímulo do clitóris traz o orgasmo, ao contrário da penetração. Ela prefere parceiros agressivos no ato sexual, ou seja, é mais passiva que ativa.
  • No homem, o orgasmo é precoce ou há incapacidade de ereção: o medo inconsciente de entregar sua força faz com que a retenha.
O chakra esplênico irradia uma luz púrpura quando visto do nível mais espiritual. Púrpura é um cor-de-rosa vívido ou vermelho-violeta, luminoso, intenso. Quando este chakra está limpo, a pessoa tem apenas pensamentos positivos, então nenhum pensamento impuro ou sentimentos negativos podem penetrar. Com isso eu quero dizer egoísmo e malícia. Quando nós, de outra dimensão espiritual, falamos sobre os conceitos puro ou impuro, isto é o que nós queremos dizer, e nada mais. Mas porque o chakra do sexo representa pureza e a pura luz purpúrea, e porque houve muitos tabus sobre sexo, então conceitos errados foram se concretizando, como "sexo é impuro". Sexo só é impuro se praticado por razões egoístas ou se fere outras pessoas. Sadismo e masoquismo são variedades impuras do ato sexual, pois a pessoa está ferindo outras para satisfazer a si mesma, ou a pessoa força outras a ferir a si mesma e força um fardo energético em outra pessoa. Quando duas pessoas fazem amor, então as luzes do chakras sexuais estão misturadas, e a luz purpúrea está criando figuras cuja beleza depende, também neste caso, do amor entre elas. Duas pessoas que realmente se amam criam uma aura fantástica ao redor delas quando fazem amor - pode ser comparado como uma floresta púrpura de árvores dos contos de fadas cujas flores e folhas criam um arco sobre os amantes que emitem vibrações tão poderosas que podem ser queimados muita carga negativa. Em outras palavras, só amando outra pessoa e mostrando o que a agrada e satisfaz, a pessoa pode desenvolver o amor próprio e também o espírito. Mas tudo isso implica que exista amor entre elas, dar ao invés de exigir - que ambas, a qualquer momento, estão preparadas para deixar de lado o egoísmo a favor do outro. A pureza é refletida conscientemente quando o chakra umbilical/sexual está limpo, a pessoa vive uma vida positiva, sem reclamar e repreender os outros, uma vida onde a pessoa vive conforme a verdade da vida: seu mundo é sua própria consciência - ou como um pensamento positivo ou uma impressão negativa do mundo se refletem na pessoa.
Texto canalizado por Birgit Klein


3º - Umbilical ou Plexo Solar
  • Amarelo
  • Localizado abaixo da junção das costelas, rege os rins, estômago, parte dos intestinos.
  • Está relacionada às emoções ligadas aos medos, inseguranças, expectativas, à vida emocional.
  • Problemas nesta região acontecem sempre com pessoas medrosas e cheias de expectativas em relação ao futuro.
  • Causa úlcera, prisão de ventre, etc.
  • Em deficiência, este chakra deixa a pessoa irritável e aguçada, com os nervos à flor da pele, incomodada por qualquer coisa.
  • Obstruído, faz com que a pessoa separe amor do sexo.
  • Se você se preocupa com alguém por não saber onde está ou o que está fazendo, ou se de repente ouve um forte barulho na rua e não pode saber o que está acontecendo, os seus neurônios traduzirão estes impulsos em amarelo.
Este chakra irradia uma luz azul-violeta e também uma luz dourada, quando observada do plano espiritual. Quando o plexo solar funciona bem, então a pessoa está em paz com os outros, vive uma vida sem conflitos onde todas as relações são positivas, e todos os conflitos são parados e transformados em confrontações finais onde a pessoa está aprendendo ao invés de lutar. Quando, por exemplo, duas pessoas estão disputando algo, as luzes dos chakras ficam escuras, e a forma que elas produzem é caracterizada como negatividade. Podem ser vistas figuras diferentes aqui; por exemplo, é comum ver pequenas figuras estranhas na cor azul-violeta em cima das pessoas que estão disputando alguma coisa. Quanto mais escura a luz, mais ódio há entre os dois, e quando fica muito escuro, se transformando em preto, um bloqueio pode surgir no centro do plexo solar em um ou em ambos. Se você tem um conflito com outra pessoa não resolve isto fingindo que nada acontece. Você deve trabalhar por uma confrontação onde em primeiro lugar são ativadas as energias do plexo solar, e então o problema é revogado e resolvido. Problemas não solucionados em nossas relações com outras pessoas produzem tensões musculares ou bloqueios em muitas áreas diferentes, depende de cada pessoa.
Texto canalizado por Birgit Klein


4º - Cardíaco
  • Verde (cor de ouro segundo Ramatis)
  • Localizado pouco acima do meio do peito, rege o coração, mamas, pulmões e fígado.
  • Está relacionado aos sentimentos de amor, amantes, amizades e família.
  • Doenças nestes órgãos indicam sentimentos internos doentes.
  • Obstruído, deixa a pessoa descrente de Deus ou de algo positivo, perde a fé, pois acredita que sua vontade nunca será mais forte que a dos outros.
Este chakra é o mais importante de todos, porque contém a semente da habilidade de sentir amor divino e puro, por todos e tudo. Puro amor é o amor que é destituído de egoísmo, de cálculo, de qualquer tipo de demanda. Quando duas pessoas que amam um ao outro puramente estão juntas, então a figura que se forma sobre eles pode ser algo como por exemplo um arco-íris cor-de-rosa vivo, e podem ser vistas flores cor-de-rosa de todas as nuances, pois é o rosa a cor deste chakra. Amor puro é a qualidade mais importante em um ser humano. Qualquer conhecimento intelectual sobre isto é completamente inferior à habilidade em sentir amor. Amor é o que Deus exige que seus filhos aprendam, e é a única real necessidade pelo desenvolvimento espiritual. Qualquer técnica, qualquer tipo de controle, qualquer conhecimento intelectual é subordinado à lei do amor. Deus é puro amor e nosso principal dever como seus filhos é que nossa jornada seja para aprender a sentir este puro amor por todos. Porque o amor também é o aspecto criativo em vida, muitas coisas negativas aconteceram nas sociedades onde a ênfase no conhecimento intelectual e acadêmico foram fortes. Aqui (nota: se refere ao plano astral) estiveram pessoas perdidas, e incontáveis tiveram o desenvolvimento amputado, porque a criatividade delas foi abafada pelos anos de crescimento, e assim a habilidade para amar. Trabalhar criativamente não só se refere a pintar ou escrever, há muitos modos de se trabalhar a criatividade. O sistema educacional nos países civilizados foi amputado pela demanda intelectual, e assim em muitos países o chakra cardíaco foi e ainda está bloqueado durante anos.
Texto canalizado por Birgit Klein

O chakra Cardíaco, quando bem desenvolvido, confere ao seu portador o dom de auscultar ou sentir os fatos do mundo astral, isto é, o dom do pressentimento, em que sentimos instintivamente os acontecimentos futuros. O chakra Cardíaco nas pessoas sinceras, humildes e meigas, de sentimentos nobres e ternos, mostra-se na plenitude de um Sol que despende fulgores dourados, sem analogias nas escalas cromosóficas do mundo. É um centro cordial, que as faz compreender e sentir os sentimentos e as ansiedade do próximo.
Segundo "Elucidações do Além" de Ramatis


5º - Laríngeo
  • Azul claro
  • Localizado na garganta, rege a parte de baixo da boca, a arcada dental inferior, a tireóide, garganta e o pescoço.
  • Desequilíbrios nestas áreas mostram problemas com a mente concreta, a palavra, a capacidade de falar ou calar.
  • As doenças estão relacionadas à falar demais ou quando não falamos nada (engolimos "sapos").
  • Está associada à responsabilidade pelas atitudes pessoais, à realização profissional, ao lugar na sociedade, ao orgulho, medo do fracasso que prende o impulso, competição.
Este chakra irradia uma luz azul, quando vista do nível mais alto - uma cor azul clara, como o céu em um dia claro de verão. Quando este chakra está limpo, a pessoa sente uma paz interna, completamente inabalável; a pessoa se sente forte, não importando as circunstâncias. Não uma força que tem a ver com poder, mas uma força interior, divina, a conexão com Deus. Quando duas pessoas misturam a energia do chakra delas, falam juntos, ativamente e intensamente. Se um ou ambos está tentando dominar a conversa, então a cor azul em comum vira azul escuro, e figuras que se parecem como pequenos ogros ou bruxas, e também símbolos de poder, como armas de todos os tipos podem aparecer. Quando duas pessoas misturam a energia do chakra delas sem o desejo de dominar um ao outro, então a cor azul mais bonita aparece, e dentro deste, símbolos de força e solidariedade como por exemplo uma bonita espada que protege os dois contra as forças negras, podem aparecer. Também podem ser vistas figuras humorísticas e positivas, como fadas rindo, porque quando não há nenhuma manifestação negativa de poder no contato com outro chakra entre as pessoas, então há humor e otimismo. O riso é uma das mais importantes qualidades dos Deuses, e eles gostam de ver os seres humanos que realmente entendem isto e vivem conforme. Dentro da maioria das religiões as doutrinas espirituais mais elevadas e livros de ensino são destituídos de humor; isto é simplesmente um erro, e também vai ser corrigido agora. Claro que pode ser um pouco difícil de trazer humor na sabedoria mais elevada, mas não é realmente perigoso, porque o bom humor e o otimismo podem proteger até certo ponto contra os tipos de negatividade que tentam ganhar poder pelo contato escuro com o chakras dos seres humanos.
Texto canalizado por Birgit Klein

O chakra Laríngeo auxilia o desenvolvimento do ser e a audição astral e etéreo-física. Sua mais importante função é sustentar e controlar as atividades vocais, o funcionamento das glândulas timo e tireóide e paratireóides, estabilizando definitivamente a voz depois da época da puberdade, em que a menina se transforma em mulher e o menino se faz adulto. É um centro de forças etéricas responsável pela saúde da garganta e das cordas vocais. Ele carreia a vitalidade que deve suprir o mecanismo vocal e o dispêndio energético no falar. Muito ativo e brilhante nos grandes cantores, poetas célebres, oradores sacros e homens que revelam o dom incomum da palavra, o magnetismo, a voz hipnótica. Ajuda também a percepção dos sons provindos do mundo etéreo e físico, da superfície da crosta terráquea e a auscultação dos sons do mundo oculto astralino. Sua cor predominante é o azul claro, matizado de suave lilás ou tom violeta, brando, mas seu aspecto geral, quando em boa disposição funcional, lembra a tonalidade do famoso raio de luar pousado sobre o mar tranqüilo. Tanto se acentua como se reduz em sua cor azul claro fundamental, assim como varia em tamanho e luminosidade, influenciando-se conforme o potencial e a qualidade verbal da criatura. É um dos chakras que também influi muitíssimo nos demais centros de forças e nos plexos nervosos do organismo humano, porque o ato da materialização das idéias através da fonação é fenômeno que concentra todas as forças etéricas e magnéticas do perispírito, atuando em vigorosa sinfonia com os demais centros etéricos reguladores das funções orgânicas. A sua função e o seu aspecto colorido modificam-se rapidamente e de acordo com a sonoridade, agudeza ou intensidade com que sejam pronunciadas as palavras pelo homem.
Segundo "Elucidações do Além" de Ramatis


6º - Frontal ou Terceiro Olho
  • Índigo
  • Localizado no meio dos olhos, governa os olhos, ouvidos, nariz, arcada superior dentária e parte do rosto.
  • As doenças aqui nascem geralmente em pessoas que não conseguem se aprofundar, ver as coisas com outros olhos, que questionam sua intuição. Para aqueles que não aceitam ver ou ouvir o mundo. A pessoa pode não conseguir concretizar o que deseja ou então não consegue ser criativa.
Este chakra, que também é chamado de terceiro olho, está localizado entre as sobrancelhas. É o centro para a clarividência, as visões, e transcende o tempo e espaço do pensamento. Irradia uma luz clara, verde, e as pessoas que começaram a desenvolver a habilidade psíquica neste chakra vêem mais que a maioria, porque têm uma bola de luz localizada na área deste chakra. Esta bola protege, além de puxar energia para o interior do cérebro. Quando duas pessoas misturam as energias destes chakras, pode acontecer um aumento da clarividência em ambos. Se eles tem seus chakras do terceiro olho funcionando plenamente, a compreensão de coisas diferentes será aumentada consideravelmente, e as figuras que aparecem ao redor deles são formas suaves de bonitas luzes verdes. Naqueles que tem o terceiro olho bem desenvolvido se enxerga um anel dentro do chakra que mostra a história inteira do espírito, com uma profunda compreensão do que aconteceu a ele, e o clarividente que o observa também se vê nos momentos de encontro em vidas passadas dentro da dimensão inteira de tempo, tudo de uma vez. Isso pode ser visto daqui das dimensões espirituais, o que um ou outro entende de tudo que vê. Se um ou ambos tem um terceiro olho "sujo", então a cor é verde escura e barrenta, e conceitos não compreendidos e limitações de tempo e espaço aparecem, e também estes podem ser vistos das dimensões espirituais. Isso é apenas uma parte do que nós das dimensões espirituais podemos ver quando duas pessoas se encontram. Especialmente os problemas no terceiro olho são muito facilmente intensificados, e o pior, mutuamente, e isso se agrava muito quando duas pessoas estão casadas: se um dos parceiros tem um terceiro olho muito sujo, o outro deve ter muito cuidado para não ser afetado por todas as coisas que vêm de lá. Problemas com este chakra são muito freqüentemente a razão para os divórcios, porque isto é sentido intuitivamente pelo parceiro com o terceiro olho mais limpo. Eu não estou dizendo com isso que as pessoas devem se divorciar, mas acrescento que se o chakra de um dos parceiros está relativamente limpo e a pessoa está atenta ao seu caminho espiritual, então será natural saber se proteger contra influências não desejadas. Isto é muito simples: peça proteção a Deus – se necessário clame por uma proteção mais permanente ao seu redor e também uma proteção especial nesta área.
Texto canalizado por Birgit Klein

Apresenta uma cor rósea-amarela, matizada com um pouco de azul violáceo, pois este chakra também se nutre do raio róseo-amarelo vitalizante do chakra esplênico e combina-se com algo do raio azul do centro laríngeo. Quando esse centro de forças é bem desenvolvido, dinâmico e rutilante, confere ao homem o dom ou a faculdade da clarividência dos objetos e das coisas do mundo astral, das paisagens distantes e das massas coloridas do mundo astral, assinalando, também, os poderes mediúnicos da psicometria (leitura psíquica de impressões ou imagens presentes na aura de objetos – nosso divertido exercício do relógio). O chakra frontal do duplo-etérico encontra-se intimamente ligado com igual centro de forças astrais situado em mesmo plano no perispírito. Quando é abundante de Prana e permanece em boa atividade com os outros chakras, ele confere ao homem encarnado a faculdade de aumentar ou diminuir o seu poder visual, podendo penetrar e observar com êxito a própria vida microbiana impossível à visão comum.
Segundo "Elucidações do Além" de Ramatis


7º - Coronário
  • Violeta
  • Localizado no alto da cabeça, rege o cérebro e suas funções.
  • Está intimamente ligado à espiritualidade e a integração do ser, físico, emocional, mental e espiritual.
  • Problemas cerebrais estão ligados ao que existe de mais sensível e profundo na memória.
Este chakra é o que mais recebe luz, e sua cor é amarela e dourada. Representa a sabedoria, uma profunda e amorosa sabedoria. Quando este chakra está limpo se sabe tudo, se entende tudo - nada está obscuro nos assuntos relativos à vida, à Deus, à criação e à todo o complexo e perfeito sistema que rege os seres vivos. Quando duas pessoas misturam as energias do chakras coronários, as luzes dos chakras laríngeos são freqüentemente misturadas se eles estão falando juntos. Mas se os chakras coronários estão limpos, é relativamente sem importância se eles têm um diálogo verbal sonoro, porque o alcance da vontade, amarelo, chega até o outro telepaticamente numa transferência silenciosa de sabedoria de um para o outro, e nenhuma palavra pronunciada será necessária. Muitos provavelmente saberão muito bem disso de experiências pessoais onde eles entendem outra pessoa completamente, sem palavras. Mas também pode ser transferida sabedoria de um para o outro por exemplo pelos olhos. Quando uma pessoa tem um chakra coronário muito limpo, espirais claras amarelas em uma luz suave e levemente dourada embrulham a pessoa em uma aura que tem uma influência mais bonita e excelente para os outros. Porque o chakra coronário é o que mais é penetrado pela luz, é muito importante limpá-lo, e isso pode ser feito de modos diferentes com os quais eu entrarei depois em detalhes. Quando duas pessoas falam juntas e seus chakras coronários estão bloqueados, aparece uma cor muito desagradável, barrenta e escura, que é muito perceptível às pessoas sensíveis. Um formigamento e uma sensação pinicante é sentida na coroa da cabeça e algumas pessoas sentem-se incômodas, por isso é importante proteger a si mesmo quando estando junto às pessoas cujos chakras coronários irradiam estas energias. Quando duas pessoas cujos chakras coronários estão sujos, todo tipo de incompreensão aparece, e isso tem a ver com as limitações, de tempo e espaço, às concepções daqueles que acham que só vivem uma vez na terra e que depois vão para o reino dos Céus, e tudo o que está ligado a estes conceitos. Certamente não é divertido assistir à todas estas coisas que aparecem nas dimensões espirituais; quando, por exemplo, um grupo de pessoas é reunido e seus chakras coronários investem furiosamente criando todas as interpretações erradas e os símbolos mais grotescos de limitações. Mas eu há pouco falei sobre humor (no 5º Chakra, Laríngeo), então acrescento que às vezes pode ser bastante cômico ver alguns seres divinos, eternos, se sentarem e terem que usar muito tempo para convencer o outro que não se vive uma só vez, que 70 anos na Terra é o tempo medido dele, e que existe ainda muito mais depois disso. É uma quantidade incrível de energia que às vezes está sendo perdida.
Texto canalizado por Birgit Klein

O centro de forças mais importante do ser humano, de maior potencial e radiações, constituindo-se na magnífica ponte ou elo de união entre a mente perispiritual e o cérebro físico. É, enfim, o centro responsável pela sede da consciência do espírito. É o mais brilhante de todos os chakras, regendo-os orquestralmente , aos quais ele se liga interiormente, ajustando-os e afinando-os para um metabolismo harmônico. Preside-lhes as diversas funções sob uma regência ou comando de inspiração emanada diretamente do alto. Elo da consciência angélica com o mundo material, enquanto os demais chakras recebem-lhe o influxo superior e sensibilizam-se em suas funções de intercâmbio entre o mundo físico e o mundo oculto.
Segundo "Elucidações do Além" de Ramatis


As relações entre os chakras
Quando duas pessoas se encontram, obviamente certas conexões de energia entre os seus chakras aparecerão e que tem relações específicas com as conexões cármicas, os bloqueios mútuos e a harmonia mútua e a capacidade de amar entre elas. Cada chakra consiste de um grupo de luz e uma concentração de vibrações; quando duas pessoas se conhecem, estas vibrações seguem freqüentemente este padrão: inicialmente as energias dos chakras laríngeos se misturam, mas freqüentemente um contato é estabelecido primeiro entre o chakras coronários pelo olho a olho. A energia então flui entre eles, e se há uma base para um contato adicional, então a luz destes dois chakras ativam os corações e os chakras dos plexos solares. Das dimensões espirituais duas pessoas se conhecendo parecem estar lustrando um arco-íris, onde as cores estão mudando e circulando ao redor delas de muitos modos diferentes, e enquanto elas se conhecem melhor as cores dos chakras estão se misturado, e quando as primeiras duas cores estão misturadas estas avançam freqüentemente para o chakra cardíaco onde a luz rosa é aumentada ou diminuída de acordo com o curso dos eventos, e então a energia é ativada nos plexos solares, depois no chakra umbilical e finalmente no chakra básico. Por conseguinte, quando duas pessoas se reencontram, a energia viaja freqüentemente do chakra coronário e então desce pelos outros chakras, e quando um contato mais íntimo é estabelecido, a energia unida começará a se comportar de uma maneira muito bonita. Começará a formar uma unidade entre os dois, num formato espiralado pelos chakras de ambos, se expandindo para fora de seus chakras e corpos com suas cores diferentes, misturadas até formar uma luz branca que pode circular um pouco desordenadamente no início, mas que começará a circular por todos os chakras em um movimento mais amplo numa figura parecida com o número oito: do chakra básico de uma das pessoas, subindo através dos outros chakras, e então descendo para o chakra básico da outra pessoa e subindo, e assim por diante. Dentro de um único indivíduo e dentro de ambas as pessoas no contato mútuo, há vibrações ou iluminações dos chakras delas, com a cor de cada chakra individual, e quando estas luzes estão misturadas se transformam em branco luminoso ou aparecem como um fluxo de energia superior ao redor do indivíduo ou ambos. Tudo isto pode ser um pouco difícil de se imaginar, mas de fato é isso que acontece no indivíduo e entre duas pessoas que estão em contato, quando visto das dimensões espirituais.
 
 

 

 

 

termo vem do Sânscrito e significa “RODA”, devido à forma que cada um desses centros energéticos apresenta. São semelhantes à flor-de-lotus, cujas hastes se enraízam na coluna vertebral. Os Chakras são localizados no corpo astral e se estendem para fora do corpo físico, situados na mesma região dos Plexos (emaranhado de nervos ou regiões do corpo físico onde se concentram ou se entrelaçam vários nervos).

Sua finalidade é catalizar energias vitais que passam para os plexos orgânicos, sendo conduzidas para todo o organismo através do sistema nervoso. Segundo a região do corpo e, que se localiza, o Chakra tem capacidade de maior absorção de uma determinada medida de cada energia correspondente a uma cor, que é conduzida para o organismo através dos meridianos. Essa energia percorre o caminho em ondulações e não em linha reta como as ondas de luz.

Seu movimento dá-se no sentido horário e a média de rotação, bem como seu tamanho, depende do grau de evolução da pessoa. Quanto mais lentos os movimentos, menor o fluxo, mais densa a massa e menor a espiritualidade do ser. O tamanho dos Chakras no ser humano normal é de um diâmetro aproximado de cinco a seis centímetros, e nas pessoas mais desenvolvidas atinge até dez centímetros.

Qualquer disfunção nos Chakras afeta as glândulas correspondentes. Este distúrbio ocorre pala alteração na rotação do Chakra em desequilíbrio, que passa a girar no sentido anti-horário. Além de não captar energia para aquela região, a corrente energética flui para fora do corpo, pelo próprio Chakra. Desse modo, interfere no metabolismo dos órgãos relacionados a ele.

A meditação, em particular, é uma das formas de desenvolvimento e equilíbrio desses centros de força. A utilização de luzes coloridas, de pedras, ou a força psíquica em forma de cor, dirigida aos respectivos Chakras, facilita o processo de abertura, reforçando-os, expandindo-os e desenvolvendo-os.

Muitos são os Chakras do corpo. Segundo alguns textos hindus, existem mais de dez mil Chakras espalhados pelo nosso corpo, mas os principais são sete:

 1 – Chakra Básico

Sua cor, o Vermelho, atua nos órgãos do aparelho genital, urinário, reprodutor, útero e próstata, etc.

Nessa região, tratam-se as doenças do sangue, fígado, bexiga, inflamações e qualquer espécie de hemorragia, como também qualquer anomalia dos órgãos relacionados.

Tem a função de captar e distribuir a força primária para todo o organismo e absorve a energia da Kundalini, que serve para reativar os demais Chakras. Essa energia sobe pela coluna, alimentando-a.

Sua potência física combina com a vontade de viver, dá ao indivíduo uma presença de força e vitalidade e se encontra bem fundamentada na realidade física. Faz com que a forte vontade de viver ative os demais Chakras e a pessoas ao redor, recarregando-lhes o sistema de energia.

É o Chakra responsável pelo estímulo sexual, desperta o desejo do ato sexual, proporcionando orgasmos tão intensos que as pessoas, com este Chakra desenvolvido, tendem a direcionar sua vida através da relação sexual.

Quando ocorrem bloqueios ou desequilíbrios, podem aparecer: problemas de coluna, hemorróidas, instabilidade social e emocional, uso incorreto da vontade, o sentir-se impotente diante das situações, insegurança, desespero, medo e falta de praticidade. Além de preocupações excessivas com as coisas da matéria, ganância, descontrole dos aspectos instintivos e sexuais. Seu desequilíbrio pode manifestar-se por impotência sexual e frigidez.

 2 – Chakra Esplênico

 Sua cor, o Laranja, atua diretamente no baço, rins, fígado, pâncreas e supra-renais, é importantíssimo para a secreção das glândulas e órgãos endócrinos. Responsável pela vitalidade dos nervos. Através desse Chakra, tratam-se, as doenças da bexiga, a menstruação, as cólicas, colite, febre, diarréia, anemia, diabete, câncer, etc.

Sua energia flui pelo revestimento medular dos nervos (não pelas fibras) e é distribuída para todas as partes do corpo. O excesso de energia absorvida pelo Esplênico, que não for usada pelo organismo, é expelido pelos poros em forma de emanação energética. Quanto maior sua absorção, mais poderoso o magnetismo pessoal, muito utilizado nos trabalhos de cura.

Os bloqueios desse Chakra são geralmente causados por problemas emocionais, dificuldade em dar e receber e intensidade de prazer ou dor, manifestando histeria e vícios;excesso de preocupação com o futuro, com o bem-estar dos outros e com a preservação. Medos e ressentimentos sobre o sexo, causando experiências sexuais traumáticas ou dificuldades no parto. Pode ocorrer uma falta generalizada de vitalidade, perda de juventude e diminuição do magnetismo pessoal.

O desequilíbrio do Chakra Esplênico afeta o sistema digestivo inferior, podendo causar alterações das substâncias químicas nos intestinos e no estômago, causando úlcera e até câncer. As glândulas de secreção interna (ovários, testículos, pâncreas, rins, tireóides e pituitária), deixam de expelir sua secreção para a corrente sanguínea, causando disfunção orgânica e doença. 

3 – Chakra Solar 

Sua cor, o Amarelo, atua no estômago, intestino, e a todos os órgãos do aparelho digestivo, afeta o sistema nervoso e simpático.

Tratam-se, através desse Chakra, doenças dos ossos, paralisia, gota, dores de cabeça, etc.

Influi nas emoções e através dele percebemos as emanações hostis ou vibrações afetivas do ambiente. Ligado às emoções de poder pessoal, criatividade e auto-expressão. É considerado mental e o vínculo da mente com as emoções pode ser constatado, porque os processos mentais servem de reguladores da vida emocional. Possui grande importância nas relações humana.

Seu desequilíbrio provoca timidez, egoísmo, narcisismo, egocentrismo vários tipos de medos, que geram propensão para a raiva e violência;na dificuldade de expressar a autoconfiança e criatividade, incapacidade de se colocar em sintonia com as pessoas, locais e carência de auto-estima.

 4 – Chakra Cardíaco 

Sua cor, o Verde e o Rosa, exerce influência na circulação sanguínea. Alimenta o coração, sangue, nervos e vasos sangüíneos, é responsável pelo funcionamento adequado do sistema imunológico e relaciona-se ao timo.

Regula as emoções e os sentimentos, tais como simpatia, ternura, compreensão e compaixão. É a sede do eu superior onde se assenta a alma humana. Controla a integração de nossas forças superiores e inferiores, equilibra a auto-estima e a capacidade de dar e receber amor. Quanto maior e mais aberto esse Chakra estiver, maior a capacidade de amar a si e aos outros. Tem capacidade de transformar as energias do cosmo em energia de cura física. A harmonia deste Chakra acentua as atividades positivas, no tocante a realização de coisas da vida, e faz ver as outras pessoas como sustentáculos, destacando a perfeita harmonia entre as vontades humanas e as leis divinas.

Traumas ligados a relacionamentos afetivos afetam diretamente a região cardíaca, provocando o desequilíbrio neste Chakra.

Quando ocorrem bloqueios, o potencial do amor e compaixão transforma-se em luxúria; a auto-estima é prejudicada e a vontade individual enfraquecida, gerando a falta de criatividade e tornando as pessoas excessivamente sensíveis às influências e opiniões. Há problemas de relacionamento com o mundo exterior, sensação de falta de intercâmbio amoroso e um angustiante vazio dentro do peito.

 5 – Chakra Laríngeo 

Sua cor, o Azul, é diretamente ligado à tireóide, cordas vocais, vias respiratórias, traquéia, brônquios e pulmão.

Controla a expressão verbal, influindo também sobre o sistema auditivo. Responsável pelo rejuvenescimento e longevidade. A característica desse Chakra é o sucesso; sai expansão proporciona satisfação no trabalho e nas tarefas da vida das pessoas, mantendo-as bem ajustadas e conseqüentemente bem-sucedidas.

Quando existe bloqueio, esta causa incertezas, indecisões, dúvidas e desânimo, afetando a auto-expressão e a prosperidade.

O desequilíbrio em torno da voz, gagueira, vertigens, fadiga, asma, doenças metabólicas, obesidade, etc., são algumas das conseqüências que surgem.

 6 – Chakra Frontal 

Sua cor, o Índigo e a Violeta, alimenta a parte inferior do cérebro, olho esquerdo, ouvido, nariz e o sistema nervosa parassimpático.

Regula as atividades inteligentes, é o ponto de abertura da visão interior, espiritual e inspiração. Associado à implementação de idéias criativas.

Seu desequilíbrio provoca desinteresse pelo presente e medo do futuro, fazendo com que se manifestem idéias e conceitos mentais confusos e geralmente negativos, que podem criar obsessão mental ou perturbação psíquica. Há ainda memória fraca, dando a sensação de estar no “espaço”, problemas de sono, sonhos perturbadores e alucinações.

 7 – Chakra Coronário 

Sua cor, a Violeta e o Branco, ligado à glândula pineal e ao córtex cerebral, alimenta o cérebro superior e o olho direito.

O Chakra Coronário é responsável pela maior captação de energia cósmica, bem como por estabelecer contato com as esferas superiores do Universo.

Está associado à conexão da pessoa com a sua espiritualidade e à integração de todo o seu ser físico, mental e espiritual.

Vai além do mundo físico e cria no indivíduo um sentido de totalidade.

A energia do prana, captada por esse Chakra, alimenta os demais centros de força e auxilia na meditação, suprindo-nos de vida cósmica.

Seu desequilíbrio nos deixa fora de sintonia com a espiritualidade, provocando depressão por não encontrarmos significado na vida. Faz nos sentirmos separados de todo e desconectados da unidade. Devido ao seu desequilíbrio, a pessoa não estabelecerá o intercâmbio com a espiritualidade, perdendo com isso a oportunidade de crescer e evoluir nesta existência.

Simboliza a sabedoria intelectual dos governantes. Tornou-se hábito a utilização da coroa na cabeça dos governantes, representando o desenvolvimento desse Chakra. 

Dos demais Chakras, convém menciona a função de outros quatro:

 Chakra dos Pés

Localizado nas solas dos pés, sua finalidade é descarregar a energia elétrica (estática) gerada pelo corpo físico, como também absorve a energia da Kundalini que vem da terra e a energia magnética.

 Chakra do Joelho

Atua como um transformador, regulando a quantidade de corrente que deve entrar no corpo. 

Chakra das Mãos

Absorve as ondas radiativas, como também transmite energia, o que explica a cura pela imposição das mãos.

 Chakra Humeral

Localizado nas costas, sobre a parte superior do pulmão esquerdo. Além de também exercer influência nos pulmões, é responsável pela relação mediúnica entre o plano espiritual e o físico.