o que é yoga

 

O QUE É YOGA? Yoga é um conceito geral que representa o inteireza de todos os princípios Cósmicos. A palavra Yoga significa União, nós podemos chamar de Deus, Energia Cósmica, Amor ou Yoga.

 

 

YOGA

 

Hoje em dia a palavra Yoga aparece freqüentemente em nossa vida quotidiana. Podemos acha-la em livros, jornais, rádio, conferências ou durante uma conversa com amigos. Provavelmente você já se deparou com este conceito, e criou sua própria opinião sobre Yoga. Talvez você associe a palavra Yoga com um corpo saudável e elástico em uma postura incomum, ou um iogue imóvel em meditação, ou com uma filosofia oriental. Yoga é tudo isso e ainda muito mais.

É muito difícil defiir Yoga em algumas poucas palavras (algumas tentativas podem ser achadas aqui). Mas seguramente Yoga é um dos sistemas mais completos e universais: é uma visão completa da vida, da humanidade e todos os seres viventes, e do Cosmos inteiro. Yoga nos ensina que todos os aspectos da vida mencionados acima são inseparáveis e conectados, e que só por realização e experiência desta perfeição nós podemos satisfazer nossa fome interna de conhecimento e felicidade Eterna.

A ciência da Yoga é um precioso presente dos Sábios hindus que atingiram a completa realização das leis da existência. Apesar de que o Yoga geograficamente se origina na Índia, sua sabedoria antiga é universal e eterna.

VAMOS DAR UMA OLHADA NO YOGA

 

 

1 - Um princípio Cósmico Universal, um sistema de métodos e técnicas para o desenvolvimento pessoal.

2 – Um caminho espiritual não-dogmático e universal.

3 – A palavra Yoga significa União.

4 – Podemos chamá-la: Deus, Energia Cósmica ou Amor.

Há milhares de sistemas Solares no Universo e a existência deles é governada por alguma Consciência. Esta Consciência eterna, inalterável e constantemente desperta é "PARABRAHMA", que está presente em todo átomo. PARABRAHMA não é uma pessoa; este princípio não tem forma nem nome. Nós, podemos chamar isto de Luz, Som, Absoluto, Verdade, Eternidade. Este princípio mais alto que equilibra e preserva a criação inteira, é Yoga.

No Bhagavad Gita, Krishna diz a Arjuna: "Eu dei esta Yoga ao Sol". Como é que nós podemos entender isto? O Sol também não é uma pessoa... O Sol é ima parte do universo, sua luz e energia possibilita e preserva nossa vida. Este poder ou energia que pela união e condensação se tornou o Sol, é a Yoga da qual Krishna fala. Esta Yoga, este princípio, é então muito mais velho que a humanidade e não é algo que foi inventado pelo ser humano.

O interesse do gênero humano pelo Yoga, despertou quando perguntas fundamentais surgiram nas mentes humanas: Quem sou? De onde venho? Para onde vou? Por que estou aqui? Estou cumprindo minha tarefa?

Desde o começo da humanidade, o homem tenta resolver o mistério do significado de vida. Nós sabemos por experiência, que Vida é conectada ao sofrimento. Todo ser vivente está se esforçando para ser feliz de uma maneira ou de outra. Mas tudo em que nos agarramos com esperança, cedo ou tarde nos desaponta ou desaparece e nós nos achamos novamente no começo de nossa busca. Mas nós realmente somos nada mais que folhas impotentes levadas pelo vento do destino e circunstâncias que nós não podemos mudar.

Muitos mil anos atrás na Ásia antiga um ensino emergiu, oferecendo uma perspectiva diferente do mundo e o universo, uma filosofia nova e talvez – a solução. Esta ciência, a filosofia Yoga-Vedanta, foi desenvolvido pelos sábios iogues hindus que por meditação profunda atingiram o conhecimento completo de todas as leis da existência, tendo achado o significado da vida, e libertos da oscilação entre prazer e dor. Eles eram guiados pela vontade de ajudar todas as pessoas em diferentes situações da vida, sem utilizar qualquer instrumento externo. Eles estavam procurando um método que só dependeria das coisas que estão disponíveis a todo mundo: corpo, intelecto e mente. A essência da filosofia de Vedanta é a unidade (não-dualidade) de toda a existência – todos nós somos Um. Isto pode ser duro entender e até mais duro de perceber. Todos nós dizemos: meu corpo, minhas mãos, minha cabeça, meus pensamentos, meus sentimentos... e todos nós nos identificamos com a palavra "eu". Mas quem é que pode dizer: isto é meu e isto sou eu? Você não é este corpo, intelecto, pensamentos, sentimentos ou experiências. Você tem tudo isso mas este não é você. Quem então você é?

Você é o Eu, o ATMA imortal.

Façamos uma experiência: alguém segure um livro de outra pessoa na mão e pergunte a esta pessoa de quem é o livro. O gesto da pessoa indicará a quem pertence o livro. Seguramente a pessoa apontará para o centro de seu tórax e dirá assim que o livro é dele. Este gesto não depende de sua cultura, país ou raça, é internacional e universal. A pessoa não apontou para cabeça ou garganta, mas para a área do coração. Nós podemos dizer, que isto o que nós chamamos "Eu", tem seu lugar em nossos corações. O Eu, o Atma mora em nossos corações. É uma luz divina, vivente eternamente, o Atma é vida. O iogue diz: "Eu sou SENTAR-CIT-ANANDA ATMA" – eu sou verdade, pura consciência, eu estou feliz, eu sou o Eu Divino.

Como nós podemos explicar as palavras "Nós somos todos Um"? Pegue vinte xícaras e as encha de água. Coloque-as em seu jardim em uma noite de lua cheia e dê uma olhada nelas. Em todas as xícaras você verá a lua na superfície da água. Mas há vinte luas no céu? Não, há uma única que se reflete em todas as xícaras. Então nós dizemos: Um em Tudo e Tudo em Um.

Em todos os seres viventes, nos humanos como também nos animais, mora o mesmo Atma que é pura luz divina. Deus se reflete em todos os seres viventes da mesma maneira que a lua se reflete em xícaras diferentes. Se a água não é pura bastante ou se a superfície não é calma, a reflexão não estará clara. Alua no céu, porém, sempre é a mesma, intacta, só sua reflexão muda de xícara a xícara. Semelhantemente, Deus sempre está dentro de nós, mas nós não estamos atentos a isto porque nossa mente e consciência não são puras e calmas o bastante.

Nós podemos ver Deus? E com que olhos? Deus tem dois aspectos: NIRGUNA e SARGUNA. NIRGUNA é a sua forma universal que não pode ser vista com nosso olhos físicos. Nós podemos percebe-la com nossas sensações internas como uma luz ou Som transcendental, ou experimenta-la como o conhecimento universal e sabedoria. E se você quer ver Deus na forma de SARGUNA, olhe a criação e a descubra em todos os seres viventes. Deus se reflete em todas as xícaras da vida.

Todo o mundo gostaria de ser saudável, satisfeito e feliz e nós estamos todos nos esforçando a nosso próprio modo para alcançar isto. Mas especialmente hoje em dia as pessoas sofrem no mundo inteiro, mais que nunca na história na história da humanidade, de tensão e fardos, que não conseguem lidar mais. Depois de numerosas e fracassadas tentativas de relaxar, as pessoas normalmente acham conforto em tranqüilizantes, pílulas, álcool e semelhantes.

Yoga nos ensina, aquela paz e satisfação que só podem ser atingidas equilibrando nosso ser inteiro em todos os níveis de existência. Nós sabemos que nós temos muitos aspectos: corpo físico, corpo mental, corpo sutil e corpo causal. Se queremos estar felizes e satisfeitos, nós temos que equilibra-los. A Yoga nos oferece métodos e técnicas, num modo perfeito para alcançar esta meta. A Yoga nos conduz sistemática e gradualmente por posturas corporais (asanas), exercícios respiratórios (pranayama), relaxamento, contemplação e modo positivo de pensamento, para saúde física, tranqüilidade e conhecimento de si mesmo. Eles também nos ajudam a deixar todas as ilusões e complexos que surgem como obstáculos, para alcançarmos uma existência feliz e cheia de vida.

Yoga é, em primeiro lugar, um modo prático – onde temos a oportunidade de alcançar tudo por nós mesmos. Ninguém pode nos dar saúde, felicidade e satisfação, nem nós podemos as comprar ou as atingir por meios externos. A saúde, felicidade e satisfação moram dentro de nós mesmos e só nosso próprio esforço nos ajudará a os achar e perceber.

Em nosso modo para o Auto-realização nós descobrimos todas nossas qualidade internas e sentimentos gradualmente, sejam eles bons ou ruins. É dito, que o caminho de Yoga às vezes é mais duro que a briga de um soldado heróico, pois um iogue tem que conquistar os seus inimigos internos como luxúria, raiva, apego, cobiça, ciúme e orgulho. Nesta batalha, é muito importante que nos entendamos e nos aceitamos sem qualquer sentimento de culpa ou decepção, e que estejamos preparados para deixar todos os maus hábitos que estejam impedindo o fluir do nosso verdadeiro Eu.

Yoga é um sistema de exercícios e métodos que podem nos conduzir a iluminação, mas só se eles são praticados com confiança, disciplina e decisão firme. Estes exercícios e técnicas são uma parte do tesouro que é o antigo conhecimento, que foi passado dos professores espirituais para seus discípulos por muitos milhares de anos.

Yoga consiste em vários modos que são conectados. Toda fase de nosso desenvolvimento requer um tipo particular de disciplina de yoguica que novamente depende da natureza interna do discípulo. Yoga de Karma é o modo de trabalho abnegado para o benefício de todos os seres viventes. Yoga de Bhakti é a realização do amor e devoção aos princípios nobres. Yoga de Gyana significa o desenvolvimento do conhecimento e entendimento das leis da existência. Yoga de Raja consiste em técnicas e exercícios que aumentam as habilidades de nosso corpo e desenvolvem os potenciais de nosso intelecto e mente.

 

om1.gif (3737 bytes)