antioxidantes

 

 

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, diminuindo o seu poder de reação química. Eles são moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, tornando-os inofensivos.

O nosso organismo precisa ser desintoxicado dos radicais livres. Isso é feito através de nutrientes antienvelhecimento, como as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio. Esses nutrientes podem ser ingeridos através de alimentos específicos, como frutas e hortaliças, ou podem ser Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger dos radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.

Embora os antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é moderador — e não bloqueador. Ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de doenças causadas pelos radicais livres, embora sua ausência possa favorecer a ocorrência dessas doenças.

 

 

Onde encontrar nutrientes antioxidantes nos alimentos

 

 

Os radicais livres são enzimas que destroem o nosso organismo pouco a pouco, porém alguns alimentos ajudam no desenvolvimento e no maior volume de radicais livres presentes no nosso organismo. Um ser humano produz radicais livres a todo o momento, mas quando se tem uma alimentação errada produz ainda  mais radicais livres e o pior é que não come nenhum alimento que ajude a combater e a prevenir os radicais livres. Os radicais livres ajudam a desenvolver o envelhecimento precoce, os cânceres, aparência mais velha, pele feia e várias outras doenças. Os antioxidantes ajudam a prevenir que esses radicais livres façam isso cada vez mais. Praticamente todos os alimentos saudáveis possuem antioxidantes, porém as pessoas na maioria das vezes só ingerem alimentos industrializados, os quais não possuem nenhum nutriente e muito menos tem ação antioxidante. A vitamina E, a vitamina C, os alimentos de cor laranja e amarelo que possuem betacaroteno, o selênio, manganês, zinco e também o gengibre. Os antioxidantes agem contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Mas, caso não queira se alimentar dos alimentos naturais que possuam efeitos antioxidantes é indicado o uso de suplementes antioxidantes, porém o seu consumo em excesso pode se tornar ofensivo para o nosso organismo. OS radicais livres aparecem e se desenvolvem muito mais quando estamos estressadas, na TPM, tristes, com raiva, ódio, nervosismo e etc. Então viva a vida calmamente e nada de stress!