dicas de beleza

A beleza da pele começa com a ingestão de ferro

Poucos minerais são tão importantes para a beleza da pele quanto o ferro. A falta desse mineral deixa a pele mai fina, seca e com falta de elasticidade, além de enfraquecer cabelos e unhas. Na medida certa, esse mineral só proporciona benefícios à saúde, à pele, às unhas e aos cabelos.

A busca pela beleza e juventude são características marcantes da sociedade contemporânea, onde homens e mulheres desejam adiar cada vez mais o envelhecimento. Por esta razão, a indústria dermocosmética conquista um papel fundamental nessa tarefa ao oferecer mais produtos com ativos modernos para os mais diversos tratamentos cutâneos e capilares. O que muita gente se esquece, observa a Cosmetóloga Dra. Sheila Gonçalves, é que os cuidados básicos com a saúde e a beleza devem começar com uma boa alimentação, principalmente com a ingestão de ferro. “Esse mineral promove a aparência saudável da pele como um todo, e por ser um importante constituinte do sangue, é um excelente tonificante do tecido”, diz.

A pele é formada pela hipoderme (a camada mais profunda), derme (camada intermediária) e epiderme. Essa, por sua vez, por estar em contato direto com o meio exterior, é a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e refletir o aspecto da pele em sua superfície. Quando há carência de ferro no organismo, deste modo, a epiderme tem sua função de proteção prejudicada, tornando-se mais fina, seca e com falta de elasticidade. “Quando isso ocorre, é porque a célula não consegue absorver o oxigênio e não possui energia para se livrar das toxinas adquiridas no dia-a-dia, que vão se acumulando até um momento em que elas deixam de funcionar. Além disso, os cabelos e unhas demoram mais para crescer e ficam fracos”, diz. Ela também alerta que a falta de ferro pode causar outros males como anemia, por exemplo, principalmente para as mulheres que podem parar de menstruar, pois o organismo tenta “economizá-lo” ao máximo.

Por esta razão, o consumo de ferro é imprescindível diariamente, desde que não exageradamente, pois o seu excesso pode, segundo alguns estudiosos, ser mais perigoso do que colesterol para o coração. Os homens adultos necessitam de 10 mg/dia, as mulheres adultas requerem 15 mg/dia, gestantes requerem 30 mg/diárias. As necessidades de crianças variam de 6 a 12 mg/dia, conforme as recomendações dietéticas internacionais. A quantidade desse mineral nos alimentos é relativamente baixa, mas os de origem animal são os mais ricos: fígado, carnes e gema de ovo. O ferro também está presente nos vegetais, porém, em quantidade menor e de absorção mais difícil, destacando-se o feijão, nozes, folhas verdes e cereais integrais. Não adianta, porém, encher o prato de alimentos com alto teor de ferro se não houver certos cuidados para facilitar a sua absorção. “A maneira mais apropriada é ingerir, juntamente com a refeição, sucos de frutas cítricas (laranja, limão etc), pois a vitamina C, por ser um componente ácido, auxilia a absorção do mineral”, ensina.

Para prevenir a falta de ferro e manter a boa saúde e beleza da pele, portanto, nada melhor do que alimentar-se de maneira balanceada e consultar regularmente um médico, pois só ele tem condições de pesquisar outras causas de perda crônica de ferro, como sangramentos do trato digestivo e urinário que cursam silenciosamente (varizes esofágicas, pólipos intestinais, hemorróidas, doenças renais etc)”, finaliza.

 

 

 

5 desodorantes naturais

 

O produto que você usa todos os dias não precisa ter ingredientes químicos.
© istockphoto.com / Lev Olkha
O produto que você usa todos os dias não precisa ter ingredientes químicos.

Você não precisa passar muito tempo na Internet para encontrar textos afirmando que seu antiperspirante está tentando matá-lo; apesar de não haver evidência definitiva de que ingredientes antiperspirantes causem mal de Alzheimer ou câncer de mama, não faltam sites na web que aleguem uma ligação entre eles. E se você pretende ter um estilo de vida natural e orgânico, provavelmente vai desconfiar de uma lista de ingredientes cheia de palavras parecendo químicas e com várias sílabas. Seja qual for a razão para procurar um desodorante natural, você deve saber quais ingredientes está tentando evitar: alumínio, parabeno, fragrâncias sintéticas e triclosano geralmente estão na lista perversa de qualquer pessoa especializada em viver naturalmente. Mas você sabe quais ingredientes desodorantes você está procurando?

 

 

1: Hamamélia (hamamelis)
 

Se você tem a pele muito sensível, pode achar que os desodorantes e antiperspirantes normais irritam sua pele por conter álcool. Se isso acontecer, procure um desodorante que contenha hamamélis, que é conhecida por suas propriedades calmantes na pele. A hamamélia, que é derivada das folhas e cascas de um arbusto, funciona como adstringente em desodorantes; ela diminui os poros das axilas. Ela também faz com que o suor que escapar por esses poros evapore. Como bônus para aqueles que depilam as axilas, a hamamélia é muito usada em produtos pós-depilatórios, então ela pode ser usada para amenizar a dor da depilação.

2: Óleos essenciais
 

Você não precisa de perfumes artificiais para sua axila cheirar bem; para isso, você pode procurar óleos essenciais, que são derivados de plantas. Mas os óleos essenciais valem a pena por mais de um motivo – alguns deles têm propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir o odor antes que ele comece. O suor só cheira mal quando bactérias o comem e o digerem, então ao matar as bactérias, o óleo essencial acaba com o odor antes mesmo de ele começar. Alguns óleos essenciais antibacterianos incluem alecrim, líquen, sálvia, capim-limão e tea tree.
 

 

Óleos essenciais podem deixar você cheiroso sem perfumes artificiais.
© istockphoto.com / Julien Grondin
Óleos essenciais podem deixar você cheiroso sem perfumes artificiais


3: Sais Minerais

 

Antiperspirantes normais dependem muito de algum tipo de alumínio como ingrediente ativo; o alumínio cria uma tampa na glândula sudorípara que previne o suor de sair. No entanto, como mencionamos antes, não é o ato de suar que causa o mau cheiro, mas sim a mistura do suor com as bactérias que se alimentam dele.

Sais minerais, ou alúmen de potássio, formam uma camada temporária na pele, em vez de fechar o poro. Essa camada previne o crescimento dessas bactérias da pele cujo processo de digestão faz o suor ficar tão fedido. Em outras palavras, você ainda vai liberar suor, mas as bactérias não estarão esperando para se alimentar dele. Sais minerais, que são naturais e não irritam a pele, são geralmente encontrados em desodorantes de cristal.

4: Bicarbonato de sódio
 

Você conta com uma caixa de bicarbonato de sódio para deixar sua geladeira sem cheiros desagradáveis; por que você não faria o mesmo com as suas axilas? Bicarbonato de sódio é quase um produto milagroso, já que pode deixar tudo longe de cheiros desagradáveis, desde caixas higiênicas de gatos até uma rede de esgotos [fonte: Horovitz]. A composição química do bicarbonato de sódio reage com moléculas de odor até que elas fiquem neutralizadas com o impacto. E ele não apenas reage com o odor, mas também com a umidade. Diferentemente de antiperspirantes comuns, nada no bicarbonato de sódio vai impedir o suor de escapar de suas glândulas. No entanto, o bicarbonato de sódio vai absorver o excesso de perspiração para que suas axilas pareçam secas.

5: Lúpulo
 

Se você é um profundo conhecedor de cerveja, deve conhecer o lúpulo como o ingrediente que dá a certos tipos seu gosto amargo. Além de afetar o gosto, esses lúpulos amargos atuam como conservantes da cerveja porque evitam o cheiro ruim dela. Isso acontece porque eles impedem o crescimento de bactérias, e portanto, o cheiro na cerveja; acontece que o lúpulo pode fazer o mesmo nas suas axilas. Quando aplicado como desodorante, o extrato de lúpulo serve como um agente antimicrobiano, então as bactérias das axilas não têm a menor chance de interagir com o suor.

 

Usos do vinagre: dicas de beleza

 

O vinagre é uma adição maravilhosa e barata para o seu tratamento de beleza. O vinagre pode ajudar a restaurar a textura natural da sua pele, o que pode resolver problemas como ressecamento, coceira, descamação e acne. Este artigo inclui dicas e truques de beleza que irão ajudá-lo a se manter belo(a) sem gastar uma fortuna. Começando pela pele:

 

Manchas de idade: o vinagre misturado com suco de cebola pode ajudar a reduzir o aparecimento de manchas de idade. Misture partes iguais de suco de cebola e vinagre, e passe sobre elas. Após várias semanas com esta rotina diária, as manchas devem clarear.  

 

Coceira na pele: para aliviar a coceira na pele e/ou dores musculares, adicione 240 ml de vinagre de maçã em uma banheira com água morna. Permaneça dentro da banheira por pelo menos 15 minutos.

Fique com um belo rosto

O vinagre pode ser uma adição útil para a rotina de cuidado com a pele do seu rosto.

Pós-barba: vinagre de maçã é um ótimo pós-barba ajudando a manter sua pele macia e com aparência jovem. Mantenha uma pequena garrafa de vinagre de maçã no armário dos remédios e passe no rosto após a barba.

Limpadores e tonificantes: utilize uma mistura de metade de vinagre e metade de água para limpar o seu rosto. Depois enxágüe com vinagre diluído em água e deixe o seu rosto secar naturalmente para fixar a umidade.

 

Tratamento de acne
utilizando vinagre

Utilize um frasco limpo para misturar 1 colher de chá de vinagre e 10 colheres de chá de água. Lave o seu rosto normalmente de manhã e depois leve esse frasco com você juntamente com algumas bolas de algodão para passar nas espinhas várias vezes ao dia.

Esta solução não deverá ressecar a sua pele e o vinagre ajudará a devolver o equilíbrio natural do pH da sua pele. O tratamento também pode ajudar a prevenir futuras espinhas. Interrompa o uso se a irritação piorar.

 

Pele problemática: oleosidade na pele pode ser controlada com uma mistura de metade de vinagre de maçã e metade de água fresca. A mistura funciona como um adstringente. Você também pode gelar essa solução com cubos de gelo e usá-la como um tratamento facial refrescante em um dia quente de verão.

Prepare uma pasta com mel, farinha de trigo e vinagre, depois utilize-a para cuidadosamente cobrir um novo surto de acne. Mantenha a pomada durante a noite e enxágüe de manhã. Isto deverá acelerar o processo de cicatrização.

Cuidados com as mãos

As pessoas nos julgam pela aparência das nossas mãos. O vinagre pode fazer a diferença.

Pele ressecada: misture partes iguais de vinagre e creme para as mãos para melhorar as mãos ressecadas.

Esmalte de unha: faça o seu esmalte de unha durar mais mergulhando as pontas dos dedos por 1 minuto em um copo com 2 colheres de chá de vinagre e 1/2  de água morna antes de aplicar o esmalte.

Escovação: limpe mãos bem sujas, friccionando farinha de milho umedecida com um pouco de vinagre de maçã. Enxágüe com água fria, depois seque.

Cabelo saudável

Sim, o vinagre pode tornar o seu cabelo mais limpo e brilhante.

Condicionador: o vinagre é um ótimo condicionador de cabelo e pode melhorar a limpeza e brilho. Para um condicionador simples, apenas coloque 1 colher de sobremesa de vinagre no seu cabelo à medida que o enxágüa.

Caspa: massageie vinagre puro no seu couro cabeludo várias vezes na semana, antes de passar xampu. Isto pode ajudar a deixar o cabelo saudável e controlar a caspa.

Como você viu, o vinagre pode ser tão eficaz quanto os caros produtos de beleza. Da próxima vez que quiser se cuidar, lembre do vinagre.
 

 

Tratamento condicionador do cabelo com base em vinagre
Dê ao seu cabelo um tratamento condicionador que o deixará com a impressão de ter ido a um cabeleireiro caro.

Misture 3 ovos, 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de açafrão e 1 colher de chá de vinagre, depois aplique no seu cabelo. Cubra com uma touca de plástico e permaneça com ela por meia hora. Lave com xampu normalmente.

 

Como funciona a acne?


 

Quatro em cada cinco pessoas entre os 12 e os 25 anos têm acne, fazendo dela a condição de pele mais comumente diagnosticada. Apesar de ser bastante estudada, existem muitos conceitos errados sobre como a acne funciona e sobre como tratá-la.

 

 


Foto cedida por Biblioteca Nacional de Medicina

 

A acne se forma dentro dos poros. O poro é uma abertura na pele através da qual cresce um cabelo muito fino. As glândulas sebáceas ligadas aos poros produzem uma substância chamada sebo que lubrifica o cabelo e a pele.

A acne ocorre devido a vários fatores. Primeiro, as glândulas sebáceas produzem óleo demais. Então, à medida que a mucosa do poro se renova naturalmente, ela se livra das células mortas. Essas células - não as células na superfície da pele - associam-se ao sebo para criar um tampão. O resultado é um poro aumentado e bloqueado, chamado comedão.

Se o tampão permanece embaixo da superfície da pele, causa uma espinha. Se alcança a superfície da pele, causa um cravo. Se as paredes do poro se fragmentarem, o resultado é uma espinha, também chamada de pústula.

Poros obstruídos criam o ambiente perfeito para a criação de bactérias, o que causa dor, inflamação e inchação. As bactérias e o óleo podem também criar áreas profundas e doloridas chamadas de cistos, que podem resultar em cicatrizes.

Vários fatores podem resultar em acne, inclusive:

  • hormônios

  • hereditariedade

  • alguns medicamentos

  • alguns produtos cosméticos e para maquiagem

  • atrito de roupas e equipamentos esportivos

  • fatores ambientais tais como poluição e umidade

Fatores que não resultam em acne incluem:

  • dieta

  • sujeira na pele

  • o estresse cotidiano normal

O tratamento eficaz da acne se concentra em desacelerar a produção de óleo da pele, acelerar a renovação celular e combater as bactérias. As pessoas com tendência à acne devem limpar a pele suavemente, sem esfregar, usando produtos de limpeza suaves. Podem também se beneficiar de:

  • tratamento com remédios de venda livre que incluam ingredientes como peróxido de benzoíla e ácido salicílico;

  • tratamentos com remédios controlados tais como antibióticos, contraceptivos orais e isotretinoína (Accutane);

  • procedimentos de cirurgia plástica para redução de cicatrizes

 

 

Como cuidar das varizes


 

 

O básico sobre as varizes

O sistema circulatório pode ser comparado às estradas das grandes cidades, onde o fluxo de carros, nestes casos as frenéticas células do sangue, estão levando o oxigênio e os nutrientes a cada parte do corpo. O bombeamento do coração mantém o pulso do "tráfego" empurrando as células do sangue através das artérias ao seu destino, órgãos e células.

 

Aproximadamente 25% das mulheres serão afetadas por varizes
2006 Publications International, Ltd.
Aproximadamente 25% das mulheres
são afetadas por varizes e aproximadamente
10% dos homens sofrerão deste problema

 

Quando as células estão voltando do coração e dos pulmões, o fluxo do tráfego não é muito tranqüilo e pode haver congestionamento na rodovia das veias. A pressão, causada pelo bombeamento do coração, que mantém o sangue se movendo diminui. Outra coisa que acontece é que as veias abaixo do coração, nas pernas e no tronco, devem trabalhar contra a gravidade, enquanto o sangue sobe do pé.

Então, estas veias dependem mais dos músculos da perna para ajudá-las a bombearem o sangue de volta ao coração. As veias também possuem válvulas de sentido único, que ajudam o retorno do sangue para o coração e para os pulmões. As válvulas funcionam como travas em um canal. Enquanto o sangue flui através da válvula, suas "portas" permanecem fechadas para que o sangue não possa voltar.

Quando uma destas válvulas falha, o sangue pode voltar
e começar a se acumular, geralmente na parte inferior das pernas.
A pressão extra do volume aumentado do sangue acumulado pode, com o passar do tempo, fazer com que outras válvulas falhem. Às vezes, a pressão do sangue acumulado pode fazer com que as paredes das veias inchem e se deformem. Neste ponto, a veia pode ser vista sob a pele, parecendo nodosa, saliente e áspera, assumindo uma coloração azul escura ou roxa.

As veias inchadas - ou varicose - podem ser mais que um problema de beleza. Elas também podem causar dor, palpitação ou queimação, sensação de peso, inchaço nos tornozelos e até mesmo coceira, todos tendem a ser mais pronunciados após um longo período sentado ou em pé. Em alguns casos, as varizes podem sinalizar problemas graves escondidos com a circulação ou podem estar associados a coágulos sangüíneos potencialmente graves. E se as varizes estiverem acompanhadas de úlceras da pele perto do tornozelo ou houver um inchaço repetido da perna, elas necessitam de cuidados médicos imediatos.

Estima-se que 25% de todas as mulheres e 10% de todos os homens são afetados por varizes. E existem tratamentos médicos e cirúrgicos para desinchá-las ou removê-las. Mas também existem maneiras de evitar ou de pelo menos adiar seu desenvolvimento, diminuir sua gravidade e melhorar um pouco o desconforto que elas podem causar. Consulte a próxima seção para descobrir como.
 

 

Os perigos dos coágulos sangüíneos
Apesar de serem muito raros, os coágulos podem ser formados nas varizes. Tromboflebite, a inflamação de uma veia causada por um coágulo, pode ser potencialmente perigoso se o coágulo começar a viajar pelas veias. O coágulo que se locomove, chamado então de embolismo, pode acabar bloqueando parte do fluxo sangüíneo no coração e pulmões.

Se o coágulo se formar no que se chama de sistema venoso superficial, você pode sentir dor e sensibilidade, e a pele da sua perna pode ficar vermelha. Se o coágulo se formar no que chamamos de sistema venoso profundo, você não conseguirá ver o coágulo, mas apresentará inchaço e sensibilidade em toda ou em parte da perna. Se você apresenta algum destes sintomas, consulte um médico.

Algumas das melhores medidas para ajudar a prevenir os coágulos: mantenha-se ativo, tenha um peso desejável e faça pausas se ficar muito tempo sentado, especialmente em viagens longas de carro ou avião e durante as longas horas sentado em casa ou no escritório.

 

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de (em inglês) Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar um médico ou profissional de saúde.

 

 

Como cuidar de seus pés

 
 

Pode ser que você não pense com muita freqüência nos seus pés - bem no final de suas pernas - mas eles são parte essencial de quase tudo que você faz. Seja para andar, correr, exercitar-se ou apenas ficar em pé, ter pés confortáveis e bem cuidados (em vez de doloridos) torna a experiência muito mais prazerosa. Por esse motivo, saber como cuidar de seus pés é importantíssimo.
 

 

Cuide de seus pés para mantê-los saudáveis e confortáveis.
Hei! Lembra-se de nós? Bem aqui embaixo? Cuide de seus pés para evitar dores que possam se transformar em problemas crônicos. Veja mais imagens da saúde dos pés (em inglês).

 

E isso não é apenas uma questão de se sentir bem. Quando seus pés não recebem a atenção de que precisam, podem se desenvolver problemas crônicos que possivelmente o incomodarão durante anos. Em muitos casos, há alguns alongamentos e exercícios simples que podem ajudar a manter seus pés em forma. Esse artigo apresentará algumas idéias, além de orientações valiosas que o tornarão um especialista em comprar calçados - capaz de sempre escolher sapatos confortáveis e que lhe dêem sustentação (no tamanho certo).

Entretanto, existem algumas situações em que não se recomenda que você cuide de seus pés por conta própria. Quando ocorre alguma lesão séria ou uma emergência, você deve procurar um podólogo - ou mesmo um pronto-socorro. As pessoas que têm problemas constantes de circulação ou diabetes (em inglês) também devem se consultar com um médico para resolver quaisquer problemas relacionados aos pés. Aqui vai o porquê: problemas de circulação geralmente estão associados a pés de pessoas de idade, mas o fato é que qualquer pessoa pode ter esse tipo de problema. Quando não há sangue suficiente circulando nos pés, você pode sentir formigamento, dormência, cãibra e descoloração da pele e das unhas.

Circunstâncias do dia-a-dia podem limitar o fluxo de sangue: quando os pés ficam gelados ao ar livre ou em água fria; quando os sapatos, meias ou roupas íntimas estão muito apertadas; mesmo quando você fica sentado por muito tempo com as pernas cruzadas. Fumar (em inglês) diminui a circulação do corpo todo, assim como beber muito café ou refrigerante cafeinado (tanto a nicotina quanto a cafeína comprimem os vasos sangüíneos). E se você estiver sob muita pressão, seus nervos podem comprimir seus vasos sangüíneos pequenos, diminuindo sua capacidade de conduzir o sangue. Alguns noivos nervosos realmente ficam com os "pés gelados"!

Outras pessoas têm problemas de saúde contínuos, como a diabetes, que faz a circulação ficar mais lenta. Além disso, para a maioria de nós, um corte ou uma bolha no pé até incomoda, mas é um problema relativamente insignificante. Para um diabético, essas "pequenas" feridas podem ter sérias conseqüências. Os pés de um diabético têm duas desvantagens comuns que podem levar a problemas sérios e específicos.

Além da circulação reduzida, uma perda da sensibilidade nos pés, chamada neuropatia, pode fazer com que o diabético não sinta pequenas dores que normalmente indicam que nos cortamos ou machucamos. Como resultado, os problemas menores podem passar despercebidos e não serem tratados, e se desenvolver uma infecção.
 

Uma das melhores maneiras de evitar problemas nos pés é o cuidado preventivo. Siga para a próxima página para aprender alguns exercícios e alongamentos simples que podem reenergizar seus pés a qualquer hora do dia.
 

Para aprender a tratar dos pés, além de evitar problemas, visite:

  • Problemas diários com os pés (em inglês): descubra o que provoca alguns dos problemas nos pés encontrados com mais freqüência, assim como a tratá-los ou evitá-los.
     
  • Lesões nos pés (em inglês): conheça as lesões nos pés mais comuns e as técnicas de primeiros-socorros - de bolhas a ossos quebrados - nesse artigo informativo.
     

 

Como reenergizar seus pés

Durante o dia, seus pés, assim como o resto do corpo, perdem gradualmente a força. Mas com os exercícios abaixo, você pode aprender a reenergizá-los mesmo que esteja sentado, em casa, na frente da televisão, na sala de aula ou em um avião, trem ou ônibus.

Em qualquer uma dessas situações, você pode fazer pelo menos um, se não todos, dos estimulantes a seguir, criados especialmente para os pés que não se movimentam muito durante o dia. Todos esses exercícios devem ser feitos enquanto você estiver sentado.

Relaxante para os pés: relaxe e solte os músculos e articulações dos pés agitando-os (da mesma forma que você faria com os músculos dos dedos e mãos com cãibras). Sacuda os dedos, primeiro de um pé, depois do outro.

Pressão dos pés: com os pés no chão, tire os sapatos e coloque um pé sobre o outro. Pressione o pé de cima em direção ao chão enquanto levanta o pé de baixo - mas não deixe que os pés se separem. Isso pode ser um pouco complicado!

Batida dos dedos: com os pés no chão, bata os dedos, ou finja que está empurrando um pedal, primeiro com um pé, depois com o outro.

Escrita com os dedos: com os pés no chão, descalços, use os dedos para "escrever" as letras do alfabeto, de A a Z, no chão.

Pegada: com os pés no chão, descalços, tente pegar um lápis ou uma caneta com os dedos. Ou tente pegar uma bolinha de gude (se tiver alguma por perto).

Amassador de papel: com os pés no chão, descalços, coloque uma lista telefônica sob eles, com a capa virada para seu corpo. Dobre os dedos na extremidade mais distante e tente amassar as páginas.

Após ter revitalizado seus pés com esses exercícios, sentado, é bom massageá-los um pouco. É uma excelente forma de concluir seus mini-exercícios para os pés. Veja a página de massagem nos pés, nesse artigo, para obter dicas, ou experimente as sugestões abaixo.

Massagem com rolo: se estiver sentado em casa, sem sapatos, coloque um rolo de macarrão embaixo de um pé. Deslize o pé para trás e para frente; faça o mesmo com o outro pé. Essa é uma maneira de massagear os pés sem que você precise colocá-los no colo ou se abaixar até o chão. Se gostou, pode levar um rolo de macarrão para o escritório; então, várias vezes ao dia, tire os sapatos e "deslize" a tensão para fora de seus pés. Essa "massagem com rolo" também funcionará com uma garrafa comprida e estreita. Algumas pessoas usam "rolos" menores, como bolas de golfe e bolinhas de gude.

Flexionar e apontar:
tente fazer isso em casa ou no escritório, se você puder apoiar suas pernas de modo que elas fiquem voltadas para fora, na sua frente, e estejam paralelas ao chão. No escritório, você pode apoiá-las em um encosto alto ou em outra cadeira; em casa, se estiver sentado no sofá, use a mesa. Aponte os dedos para a frente, como faz uma bailarina com o pé estendido, e mantenha essa posição por 15 segundos. Relaxe os dedos e reposicione os pés de modo que os dedos fiquem apontados para o teto. Repita essa seqüência - flexione e aponte para sua frente, relaxe e aponte para o teto - dez vezes.

Dobrar e girar: com as pernas apoiadas na sua frente e paralelas ao chão, dobre os dedos e (mantendo os calcanhares na superfície onde estão apoiados) gire os pés para dentro. Mantenha essa posição por cinco segundos. Volte com os pés e dedos à posição relaxada anterior.
 

Levantamento de bolsa: [para mulheres] com as costas em contato direto com o encosto da cadeira, coloque a alça de sua bolsa sobre um pé. Mantendo o joelho flexionado, levante o pé até que a bolsa fique suspensa no ar. Mantenha essa posição o máximo que puder, então, abaixe o pé. Coloque a bolsa no outro pé e repita o exercício.

Se você acha que essas técnicas reenergizantes são úteis, veja os alongamentos para os pés na próxima página. 
 

Como alongar seus pés

Pode ser que você não pense nos pés como uma parte do corpo que precise de alongamento, mas, na verdade, um alongamento realmente pode ajudá-los a ficar preparados.

Os músculos de seus pés estão estritamente relacionados com os músculos das pernas: dor nos músculos das pernas dificulta o trabalho (confortável) dos músculos dos pés e vice-versa. Além disso, muitos exercícios de alongamento beneficiam tanto os pés quanto a parte inferior das pernas. Rochelle Rice Cutro, uma professora de educação física de Nova Iorque e criadora do programa de condicionamento físico chamado "Em boa forma e com saúde", sugere esses alongamentos para essa área estressada do corpo.

Observação: esses exercícios são mais bem praticados em casa, mas veja a página anterior para conhecer alongamentos fáceis que podem ser feitos enquanto você estiver sentado atrás de uma mesa.

Avanço: em pé, com os pés juntos e os dedos apontando para a frente, "avance" para a frente com seu pé direito. Mantenha os joelhos flexionados e seu tórax reto à medida que faz os avanços. Certifique-se de que seu calcanhar direito toca o chão antes de descansar o pé. E veja se está com o joelho direito alinhado com o tornozelo direito; não flexione tanto o joelho direito a ponto de se estender além do tornozelo. Volte à posição normal. Repita mais 11 vezes; então, avance 12 vezes com o pé esquerdo. Para aumentar a intensidade desse alongamento, faça avanços em um degrau ou uma plataforma pequena.

Alongamento do tendão: coloque os dois pés em um degrau ou uma lista telefônica, com os calcanhares estendidos além da extremidade do degrau. Você pode se segurar em alguma coisa para manter o equilíbrio quando colocar o peso nos calcanhares e alongar, lentamente, os músculos e os tendões na parte traseira e inferior da perna.

Levantamento de toalha: sente no chão com as pernas estendidas na sua frente. Flexione seu joelho esquerdo e coloque o pé esquerdo no chão. Coloque uma toalha ao redor do tornozelo direito. Segurando as pontas da toalha, use-a para puxar sua perna direita para cima. Mantenha sua perna direita reta e o bumbum no chão enquanto faz o exercício. Mantenha o alongamento por alguns segundos; abaixe a perna até o chão. Repita com a perna esquerda.

Alongamento em "V": sente no chão e afaste as pernas em forma de "V" na sua frente. Gire o tronco para a direita e coloque as mãos no chão - uma de cada lado da coxa direita. Deslize o quadril esquerdo e os dedos do pé esquerdo para dentro, de modo que a parte interna de seu pé esquerdo esteja em contato com o chão, e os dedos, apontados para a perna direita. Você deve sentir alongar a parte interna da coxa esquerda. Relaxe e repita o exercício na direção contrária, com as mãos próximas à coxa esquerda e o tronco virado para a esquerda.

Abraço no joelho: sente no chão com as pernas afastadas na sua frente. Cruze a perna direita sobre a esquerda, com o joelho direito flexionado. Abrace a perna direita contra seu peito. Após colocar a perna direita de volta no chão, cruze a perna esquerda sobre ela e repita o abraço.

Alongamento quádruplo: fique atrás de uma cadeira com a mão esquerda no encosto para ajudar a manter o equilíbrio. Flexione o joelho direito, levante o pé direito atrás de você e segure-o com a mão direita. Puxe-o lentamente para cima até encostar no bumbum. Mantenha essa posição por alguns segundos. Você deve sentir alongar o músculo grande na parte da frente da coxa. Não curve as costas quando estiver fazendo esse exercício. Coloque o pé direito de volta no chão e repita o alongamento com a perna esquerda.

Agachamento: fique na frente de uma cadeira e mantenha os braços retos na sua frente (paralelos ao chão). Gradualmente, comece a sentar - mas pare antes de encostar o bumbum no chão. Seu peso deve estar nos calcanhares; seus braços devem ajudá-lo a manter o equilíbrio. Levante-se lentamente e repita. Descanse e faça mais duas séries.

Pressão com toalha: sente-se em uma cadeira e coloque os pés descalços no chão. Finja que está com uma toalha embaixo dos dedos; puxe-a em direção aos calcanhares pressionando os dedos. Em seguida, inverta o exercício usando os dedos para empurrar a toalha imaginária para longe do calcanhar. Faça esse exercício dez vezes com cada pé.

Levantamento com toalha: sente-se em uma cadeira e coloque os pés descalços no chão. Use a parte externa do pé para levantar a toalha imaginária em direção ao peito do pé. Em seguida, use a parte interna do pé para tirar a toalha. Faça esse exercício dez vezes com cada pé.
 

 

Aviso!
À medida que faz os exercícios, lembre-se de alongar-se moderadamente, nunca para sentir dor. Além disso, nunca faça os exercícios pulando. Faça movimentos leves e calmos.

 

Como fazer uma massagem nos pés

A massagem geralmente é citada como um remédio para muitos tipos de dores nos pés - de câibras repentinas a dores contínuas devido à gravidez. Mas aqui vai um segredinho: você pode - e deve - massagear os pés mesmo quando não estiverem doloridos. Por isso, qualquer pessoa deve saber como fazer uma massagem nos pés!
 

Uma razão, evidentemente, é que ela é muito agradável. Mas a massagem também deixa seus pés mais saudáveis. Ela exercita os músculos e estimula o fluxo sangüíneo. É um excelente remédio preventivo: quanto mais fortes e flexíveis forem os músculos dos seus pés, menores são as chances de eles ficarem cansados ou sofrerem uma lesão quando usá-los para andar ou praticar algum esporte.

E a massagem é uma importante ferramenta de recuperação para aqueles que recentemente fizeram uma cirurgia no pé: levando mais sangue aos pés, a massagem ajuda a acelerar a regeneração do tecido e a curar os músculos lesados.
 

Sem dúvida, a massagem nos pés fica mais agradável se tiver alguém que a faça em você. Mas isso nem sempre é possível. Felizmente, nessa seção, você aprenderá a ser um mestre em massagem.

Antes da massagem, relaxe os músculos dos pés aquecendo-os. Você pode fazer isso simplesmente com uma compressa quente. Ou, se preferir, deixar os pés de molho em água morna e epsomita (cerca de 15 minutos). Uma terceira opção: mantenha os pés embaixo da água corrente por dez minutos, aumentando gradualmente (cuidado para não deixar a água muito quente) e, em seguida, diminuindo sua temperatura.

Agora, você está pronto para começar a massagem. Apóie um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você. Espalhe creme hidratante na sola ou nas mãos. Usando os polegares, massageie as solas em movimentos circulares e profundos. Comece na região logo atrás dos dedos e siga em direção ao calcanhar. Concentre-se em áreas pequenas. Quando tiver terminado a sola, vire o pé e massageie o peito, ainda usando os polegares. Novamente, trabalhe em pequenas áreas e massageie todo o peito do pé.

Assim que terminar, vá para os dedos. Puxe cada um deles, lenta e suavemente; massageie-o torcendo suas laterais, trabalhando da base do dedo para fora; mexa-o para trás e para frente. Agora, repita o mesmo procedimento no outro pé.

Embora a rotina acima proporcione uma boa massagem, aqui vão algumas dicas que aumentarão ainda mais a circulação e darão a seus pés uma sensação de formigamento:
 

  • aperte toda a lateral externa do pé.

     
  • bata levemente nas solas com as costas da mão ou com a mão fechada; faça isso ao longo da sola.

     
  • use as duas mãos para virar o pé em direções contrárias, torcendo-o como se fosse uma esponja.

     
  • se algum lugar do pé estiver tenso e doer, em vez de massageá-lo, apenas pressione firme no local com os polegares, mantenha alguns segundos e solte.
  • você pode usar um creme que contenha mentol para dar uma sensação refrescante durante a massagem.

Finalmente, se seus pés precisam ser massageados, mas você não quer ou não pode fazê-lo devido à artrite ou a qualquer outro problema de saúde, você pode experimentar um equipamento de redemoinho de água que massageia seus pés para você. Entretanto, você deve evitar vibrações fortes se tiver histórico de coágulos sangüíneos. Esses dispositivos de redemoinho geralmente podem ser comprados em farmácias.

Embora nada seja tão fabuloso quanto uma massagem, o tamanho certo e o estilo dos sapatos podem fazer uma grande diferença em como seus pés se sentirão. Saiba na próxima página como ser um especialista em comprar sapatos.
 

 

  Banhos de Ervas

Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante. principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.

Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água. leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte a água do banho.

As flores passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores.

Conheça os efeitos de algumas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.

Alecrim – tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.

Alfazema – já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. é um excelente hidratante.

Camomila – é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. é utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.

Folhas de eucalipto – tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão

Hamamélis - devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.

Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. a flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

Hortelã – tonifica os músculos e renova as energias. amacia a pele e tem um efeito desodorizante.

Jasmim – age como calmante em peles secas e sensíveis. um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.

Melissa – proporciona um banho relaxante e perfumado. antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.

Orquídea – seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.

Rosa – rica em vitamina c, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.

Sal grosso – altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.

Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.

Loção para após o banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. use diariamente após o banho, para amaciar a pele.

Banho para repor as energias - faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.

Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.

Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.

* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. após o banho de chuveiro, se enxágüe com um destes banhos. se enrole numa tolha e deixe-se secar naturalmente.

 

 

 

ROSTO

Máscara Anti-rugas ( Prevenção )

1 colher ( sopa ) de glicerina sólida ( se não achar, use a glicerina líquida )
1 colher ( sopa ) de água de rosas
1 colher e 1/2 ( sopa ) de hamamélis ( também conhecida como água de hamamélis )
3 colheres ( sopa ) de mel puro
Bata no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Aplique nos rosto, massageie levemente e deixe agir por 30 minutos. Retire com água fria abundante.
Aplicação : 1 vez por semana se a pele estiver "cansada", ou a cada 15 dias, se a pele ainda não apresentar linhas.
*a glicerina, a água de rosas e a água de hamamélis, são encontradas nas farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas ou casas de produtos naturais.

 

 

Creme Anti-rugas

Pegue 1 pepino descascado e bata no liqüidificador ou passe na centrífuga, para extrair o suco do pepino (se precisar bater no liqüidificador pode colocar um pouquinho de água filtrada).
Coe com um pano frio.
Num recipiente coloque 1 xícara (café) do suco de pepino.
Junte 1 colher (chá) de azeite de oliva.
1 colher (sopa) de farinha de trigo.
1 colher (sopa) de maisena.
Misture bem, até obter um creme de consistência macia, (se necessário acrescente um pouco mais de farinha de trigo ou de maisena).
À noite, após a limpeza do rosto, aplique o creme massageando levemente.
Durma com este creme e na manhã seguinte retire com água fria.
· Aplique 1 vez por semana.
· Serve para qualquer tipo de pele, após 25 anos.
· E ajuda a clarear as sardas pronunciadas.

 

 

 Olhos Inchados e Cansados

Deite-se, feche os olhos, sem aperta-los. Coloque sobre cada olho, um saquinho de chá usado e molhado ( camomila de preferência ou chá preto ), que foi levado ao congelador para gelar. O saquinho de chá, libera uma substancia chamada TANINO que alivia a musculatura da região dos olhos, aliviando-os, desinchando-os e os olhos ficarão brilhantes.
* faça esta compressa por 15 minutos e repita diariamente se for necessário.

 

 

CORPO

Para Enrijecer O Busto
Junte germe de trigo, farinha de trigo e sumo de pepino ( rale o pepino e esprema num pano para tirar o sumo, o pepino sem casca ). Junte tudo em partes iguais. Acrescente uma ampola de colágeno ( compra-se em farmácias comuns, de manipulação, homeopáticas ou de produtos de beleza ), misture tudo muito bem e aplique em todo o seio. Deixe agir por 30 minutos e lave bem com água mineral com gás gelada. Pode ser usada 3 vezes por semana.

 

Mãos Ásperas e Judiadas

Misture :
2 colheres ( sopa ) bem cheias de germe de trigo ( compra-se em casas de produtos naturais ou supermercados )
2 colheres ( sopa ) de óleo de soja
2 colheres ( sopa ) de açúcar refinado
Misture bem e passe nas mãos como se estivesse calçando luvas ( ou seja, das pontas dos dedos até o pulso ). Deixe agir por 20 minutos, depois friccione bem uma mão na outra. Lave com água gelada. Faça isso todos os dias.

 

 Para Pés Ressecados e Calcanhares Rachados

10 comprimidos de melhoral adulto
1 vidro de água oxigenada cremosa a 20 volumes ( usada para tingir cabelos )
1 vidro de glicerina líquida ( se compra em farmácias )
10 colheres ( sopa ) de creme hidratante para os pés
bata tudo no liquidificador até misturar muito bem
coloque em um pote com tampa
passe nos pés e calcanhares ( de preferência a noite ) diariamente, até os pés melhorarem

 

CABELOS
Tônico Fortalecedor Para Raiz dos Cabelos
 

· diminui a queda
· combate os fungos que atacam os cabelos.
2 colheres (sopa) de folhas e flores de tomilho (encontra-se nas bancas de ervas das feiras livres)
1 copo de água filtrada
Leve a água para ferver, ao levantar fervura junte o tomilho.
Desligue o fogo, abafe e espere esfriar.
Coe.
Lave os cabelos normalmente só com shampoo.
Retire com uma toalha o excesso de água dos cabelos.
Aplique este tônico no couro cabeludo.
Massageie delicadamente.
Deixe agir por 15 minutos e exangue.
Faça 1 vez por semana.

 

Truque Para Se Ter Um Cabelo Tratado e Bonito
 

Qualquer shampoo, de qualquer marca, mas que seja ideal para o seu tipo de cabelo
Se for um vidro de shampoo de 500 ml, divida-o em 3 partes iguais, colocando-as em vidros vazios de shampoo
Para cada parte de shampoo bata no liquidificador :
4 folhas grandes de confrei
4 colheres ( sopa ) do mucilo da babosa ( descasque a folha de babosa e use o miolo melecado )
água mineral ou filtrada, suficiente para completar o pote de shampoo.
Coe tudo e junte a parte de shampoo reservada. Pingue de 10 a 18 gotas de Arovit ( compra-se em farmácia, tem que ser em gotas ). Misture bem e deixe agir de um dia para o outro
Use normalmente como qualquer outro shampoo, agitando bem antes de usar. Faça o mesmo com as outras partes reservadas
* o confrei e a babosa são frescos e podem ser achados em bancas de ervas das feiras livres.

 

 Para Acabar Com As Pontas Duplas dos Cabelos

* procure usar silicone ( encontrado nas casas especializadas em produtos de beleza ), já que ele une as pontas, dando um aspecto saudável aos cabelos, mas para quem já tentou o produto e, de repente, não viu resultado, faça a seguinte receita caseira :
misture :
1 colher ( sopa ) de tutano de boi
1 ampola de vitamina A ( que compra-se em farmácias comuns )
1 colher ( sobremesa ) de óleo de babosa ( compra-se em casas de produtos de beleza)
Depois de muito bem misturado, passe imediatamente nos cabelos ( evitando o couro cabeludo )
Enrole os cabelos em papel alumínio, deixando agir por meia hora. Em seguida, lave com o seu shampoo e condicionador de costume.

 

Tratamento de Choque Para Cabelos Ressecados

1 abacate maduro
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de azeite de oliva puro ou óleo de girassol
1 xícara (chá) de leite integral (não pode ser leite em pó)
Chá de abacateiro feito com 5 folhas da planta para 1 litro de água mineral sem gás.
Bata no liqüidificador o abacate, o mel, o azeite e o leite.
Em seguida aplique nos cabelos limpos, do couro cabeludo às pontas, massageando cada mecha de 10 a 20 vezes.
Use touca térmica por 30 minutos ou envolva a cabeça com uma tolha quente por 3 horas. Funciona também o uso de touca plástica.
Depois remova o creme com água e por último, jogue o chá de folhas de abacateiro em temperatura ambiente sobre os fios.
Repita este procedimento 3 vezes na semana até os cabelos ficarem brilhantes e macios.
· atenção, se o seu cabelo for longo ou médio dobre a receita
· este tratamento hidrata e dá brilho aos fios.

 

Queda de Cabelos
Em 1 xícara ( chá ) coloque :
2 colheres ( sopa ) de folhas de amoreira picadas ( bem lavadas e selecionadas )
Junte água fervente
Abafe até o chá esfriar
Aplique frio e coado, em todo couro cabeludo, com chumaço de algodão. Massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos
Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente
Aplicação : pelo menos 3 vezes por semana, se a queda for intensa.
* atenção não tome sol durante a aplicação.

 

 

Unhas Enfraquecidas e Quebradiças
 

1ª etapa - misture um pouco de óleo de amêndoa doce ou azeite de oliva ; algumas gotas de limão ( em volume suficiente para umedecer todas as unhas ) e aplique à noite umedecendo as unhas nesta solução.
Faça massagens por uns 8 a 10 minutos nas unhas e cutículas.

2ª etapa
1 vidrinho de base para unhas fracas
3 gotas de iodo
2 pitadas de bicarbonato de sódio

Misture tudo agitando bem o vidrinho de base
Passar a cada 3 dias nas unhas
* não usar esmalte por cima, porque esta base fica grossa