aromoterapia e cromoterapia

 

 

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.

Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.

Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.

O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.

Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.

Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza. As técnicas descritas aqui, podem ser utilizadas no tratamento das moléstias conforme tabela (na opção "tratamento").

Luz do Espectro Solar

Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos água potável, envolvendo-o com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento).

A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.
Deverá ser tomado dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento extende-se até a melhora do sintoma.

Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).

Luz de Lâmpadas Coloridas

Nessa técnica utilizamos um bastão com bocal para lâmpada, escolhemos uma lâmpada de 25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento.

Aplicamos em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. Essa exposição deve ser por um perído de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.

- Aplicação da luz azul para problema muscular

- Aplicação de luz amarela para tratamento do fígado

- Luz azul no tratamento das articulações

- Luz verde para infecções

- Alimentação Natural

Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.

Mentalização das Cores

Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.

Contato com a Natureza

Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.

 

Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)

Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue

Rosa: Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue

Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas

Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos

Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele

Verde forte: anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador

Verde: Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos

Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações

Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas

Violeta: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações

Reunimos, em uma tabela, os casos de enfermidades mais comuns e sua recomendação de tratamento. Enfermidades e seu tratamento.

MOLÉSTIA COR

- Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele (Amarelo)

- Asma, bronquite e pulmões (Laranja)

- Problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários (Verde)

- Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações (Azul forte)

- Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos (Azul)

- Inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias (Índigo)

- Incontinência urinária e psicoses (Violeta)

 AROMOTERAPIA

 

 

Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. Aromaterapia é uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberto.

Os óleos essenciais exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.

Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele. Mesmo se as essências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. É preciso ter cuidado quando usando os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado.

Use uma quantidade pequena de qualquer óleo em qualquer tipo de tratamento. Para aplicar massagens, dilua 3% do óleo essencial escolhido em óleo vegetal. Por exemplo, use 3 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal. Para banhos, muito cuidado deve ser tomado, já que os óleos tendem à flutuar em vez de serem diluídos. Os óleos podem irritar a pele quando são usados em quantidades excessivas, dependendo do tipo de pele. A quantidade recomendável para ser usado em banhos é de somente 2 à 3 gotas. Óleos derivados de plantas picantes como a de Clove e Nutmeg, deverá ser evitado de serem misturados juntos. Quando preparando banhos para crianças ou bebês, não excidir mais de 3 gotas de óleo essencial. Lembre-se sempre de diluir qualquer tipo de óleo antes de serem usados em banhos. Para inalações, 1 gota de óleo essencial pode ser suficiente, e 3 gotas podem ser usado no máximo. Antes de preparar uma inalação, sempre experimente uma gota de óleo essencial primeiro antes de adicionar mais.

ÓLEOS ESSENCÍAÍS

 

SAIBA COMO COMBINAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA SE BENEFICIAR DE TODAS SUAS PROPRIEDADES.

Massagem - misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de menta e 3 gotas de camomila e 3 gotas de alecrim. O efeito é refrescante e estimulante.

Banho de imersão - na água da banheira ou do ofurô, coloque 10 gotas de óleo essencial de camomila, 6 gotas de alecrim e 2 colheres (sopa) de leite integral. Bom para relaxar, mas sem perder o pique.

Escalda-pés - em uma bacia com água quente, acrescente 2 gotas de óleo essencial de hortelã, 3 gotas de alecrim, 3 gotas de lavanda e 1 colher (sopa) de sal grosso. Use a mesma mistura para aliviar o cansaço das mãos e dos cotovelos.

Sauna facial - em uma tigela com 2 litros de água quente, junte 3 gotas de óleo essencial de laranja, alecrim ou grapefruit. Ajuda a tonificar a pele
Aroma no xampu e hidratante

Para o cabelo - coloque uma porção de xampu neutro na palma da mão e pingue 2 ou 3 gotas de óleo essencial de cedro para massagear o couro cabeludo (cabelos secos); ou de tea tree (cabelos oleosos ou com caspa).

Para o corpo - em uma porção de creme hidratante, pingue duas ou três gotas de óleo essencial de alecrim (ativa a circulação).

AROMA NO AMBIENTE

OS ÓLEOS ESSENCIAIS HARMONIZAM A ENERGIA DOS AMBIENTES.

Difusão - para cada 200 ml de água, pingue de 3 a 5 gotas de óleo essencial de alecrim (ativa a memória); gengibre, vetiver, patchuli ou angélica (auxiliam na concentração).

Puro - uma gotinha de óleo essencial no travesseiro combate insônia (lavanda) ou alivia a respiração de quem tem bronquite ou rinite (eucalipto).

GUIA DE AROMATERAPIA

ALECRIM: Protege contra a magia. Destrói o ódio. Combate o medo. Ao inalar o aroma, visualize-se iluminado pela radiante luz do sol.

ALFAZEMA: Ativa o mecanismo de autocura. Ao inalar o aroma, visualize a energia curativa permeando seu corpo. A visualização do Chakra Umbilical (situado a altura do umbigo) harmoniza a função do baço.

ALMÍSCAR: Ajuda a desenvolver a 3a. visão. Ao inalar o aroma, visualize a abertura do 3° olho. A visualização do Chakra Frontal (situado atrás do meio das sobrancelhas) harmoniza a função da glândula pituitária.

ALOE VERA: Age como calmante e restaura a energia psíquica. Alivia o stress mental. Ajuda na meditação. Ao inalar o aroma, visualize um copo de água turva que vai lentamente se tornando cristalina a medida que a sujeira se deposita no fundo.

ARRUDA: Atua como um poderoso antí-obsessor. Ativa o mecanismo de autodefesa psíquica. A o inalar o aroma, visualize os espíritos obsessores afastando-se e indo embora.

BENJOIM: Ativa o poder mágico no ritual de proteção aos bens
materiais. Ao inalar o aroma, visualize os bens materiais a serem protegidos, como o carro ou o apartamento.

CAMOMILA: Age como calmante e sedativo. Induz ao sono. Combate a insônia. Ao inalar o aroma, visualize-se sentado no meio da floresta observando a natureza.

CANELA: O aroma ajuda a romper o bloqueio psíquico quando é a causa dos problemas financeiros. Ao inalar o aroma, visualize sua situação financeira melhorando consideravelmente.

CÂNFORA: Ativa o mecanismo de autopurificação. Alivia o stress físico. Restaura a energia física. Ao inalar o aroma, visualize o seu corpo físico expulsando as impurezas e fortalecendo-se.

CRAVO: Ativa o mecanismo de autoproteção. Estimula a coragem e desenvolve a autoconfiança. Ao inalar o aroma, visualize-se enfrentando o obstáculo a ser superado com coragem e determinação.

ERVA DOCE: Ajuda a se manter eternamente jovem. Os ramos frescos desta planta eram usados para coroar os atletas gregos nas competições e nas cerimônias religiosas públicas. Ao inalar o aroma, visualize-se tomando banho na fonte da eterna juventude.

EUCALIPTO: Purifica os ambientes carregados de energia psíquica negativa, principalmente após as brigas e discussões. Ao inalar o aroma, visualize a energia solar purificando o ambiente.

ILANGUE-ILANGUE: Estimula o desejo sexual. É um poderoso afrodisíaco de grande ajuda na cura dos problemas sexuais. Ao inalar o aroma visualize-se envolto numa agradável atmosfera erótica.

JASMIM: Estimula a energia sexual. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro sexual, tornando-o perfeito para os rituais amorosos. Ao inalar o aroma, visualize a intensificação do relacionamento atual ou o começo de um novo relacionamento. A visualização do Chakra Básico (situado no períneo) harmoniza a função das glândulas sexuais.

LAVANDA: Atua como antidepressivo. Ameniza os estados de descontrole emocional através do controle da mente consciente. Ao inalar o aroma, visualize um dos símbolos do equilíbrio, tal como o T’aí Ch’í, a pirâmide ou o crucifixo.

LÍRIO: O aroma alivia o sofrimento causado pelo rompimento dos relacionamentos. Ao inalar o aroma, visualize-se como uma pessoa livre e independente que não precisa dele ou dela para alcançar a auto-realização e ser feliz na vida.

MIRRA: Desenvolve a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as benções divinas. A mirra foi escolhida pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma visualize a cena da visita dos reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do Chakra Laríngeo(situado a altura da garganta) harmoniza a função da glândula tireóide.

OLÍBANO: Desperta a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as benções divinas. O olíbano também foi escolhido pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma visualize a cena da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do Chakra do Plexo Solar (situado a altura do diafragma) harmoniza a função das glândulas supra-renais, do pâncreas e dos rins.

PATCHULLI: Ativa o desejo sexual (afrodisíaco). Alivia a tensão que precede ao ato sexual.. Ao inalar o aroma, visualize alguma cena erótica que preencha suas fantasias sexuais.

ROSA BRANCA / ROSA VERMELHA: O aroma inspira sentimentos de amor, harmonia e paz. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro das emoções, onde as emoções se transformam em sentimentos. Ao inalar o aroma, visualize seu corpo envolto numa pura e brilhante luz branca. A visualização do Chakra Cardíaco (situado a altura do coração) harmoniza a função da glândula timo.

SÂNDALO: Ajuda a despertar a espiritualidade. Prepara o corpo e a mente para os rituais religiosos e a meditação. Ao inalar o aroma, visualize-se meditando num templo Budista ou Taoísta.

VERBENA: Estimula o mecanismo de auto-purificação da mente. Ajuda a afastar os pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos. Ao inalar o aroma, visualize os pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos dissolvendo-se na sua mente.

VIOLETA: Desenvolve o poder de invocação consciente, facilitando a transmutação e a sublimação,. promovendo a Alquimia Divina. Ao inalar o aroma, visualize um pequeno e brilhante ponto de luz branca acima da cabeça. A visualização do Chakra Coronário (situado no topo da cabeça) harmoniza a função da glândula pineal.

ÓLEOS ESSENCIAIS

O processo de obtenção dos óleos essenciais representa uma forma de alquimia cujo opus é a sublimação e a purificação da matéria-prima bruta até alcançar a “essência” ou “espírito” do aroma. A inalação do aroma correto juntamente com a visualização correta, produz a aromaterapia mágica e conduz aos efeitos desejados.

Essa inalação pode ser feita diretamente do frasco do óleo essencial ou através de um aromatizador de ambiente. Uma outra forma de utilização consiste em pingar algumas gotas de óleo essencial no sebo líquido de uma vela acesa.

ALGUMAS DICAS SOBRE OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Quando são corretamente usados nossos óleos essenciais não produzem nenhum dano à saúde, porém, como são bastante concentrados devem ser mantidos alguns cuidados:

·                                 Evite o contato direto dos óleos essenciais com a pele – especialmente os aromas de arruda e canela.

·                                 Mantenha os óleos essenciais fora do alcance de crianças.

·                                 Mantenha os óleos essenciais longe do fogo.

·                                 Não exponha os óleos essenciais diretamente à luz do sol.

·                                 Guarde os óleos essenciais num lugar escuro e fresco.

ÓLEOS DE MASSAGEM

Os óleos de massagem são destinados principalmente à prática da aromaterapia tradicional, também chamada de massoterapia.

A aromaterapia tradicional é uma arte complexa que consiste no massageamento do corpo com os óleos de massagem, o que, juntamente com a inalação do aroma produz o resultado mental, emocional ou espiritual almejado.

A prática da aromaterapia tradicional exige um profundo conhecimento das propriedades terapêuticas e transformadoras de cada óleo de massagem assim como das formas de aplicação em cada caso específico.

Para obter melhores resultados torna-se necessário que o corpo absorva o óleo essencial e é por essa razão que o “óleo carreador” utilizado deve ser 100% vegetal, já que o óleo mineral quase não é absorvido pelo corpo humano.

SAIS DE BANHO

Os povos mais antigos, como os egípcios, gregos e romanos, conheciam muito bem os efeitos benéficos dos banhos termais sobre a saúde e os estados mental, emocional e espiritual do indivíduo.

Eles também sabiam sobre as propriedades terapêuticas do sal (raiz da palavra saúde) marinho, capaz de purificar as emissões maléficas do pensamento e do sentimento humano assim como de neutralizar os efeitos das energias radiestésicas negativas.

O banho de sais aromáticos, portanto, ajuda na normalização do fluxo de energia vital e favorece a restauração do Corpo Astral.

 

 

 

 

 

 

Acne
Os óleos essenciais podem ser usados em tratamento de pele, especialmente para ajudar a reduzir a quantidade de sebo produzido na superfície da pele. Também podem ser usados em massagens para estimular a circulação e ajuda a eliminar toxinas do corpo. Os seguintes óleos podem ser usados: Lavender e Tea-tree, ambos tem ação anti-bacterial. Bergamot possui propriedades adstringentes e anti-depressante. Geranium pode ser usado para balancear a secreção de sebo.

Pele matura (sinais de envelhecimento)
Óleos essenciais podem ajudar a reduzir sinais de velhice. Podem ser usados em cremes e em massagens. Ajuda a minimizara maioria dos problemas de envelhecimento da pele. Os seguintes óleos podem ser usados: Neroli e Lavender são os óleos mais usados e mais sutis para pele matura. Para problema de pele oleosa, massageie a pele com os óleos Geranium, Jasmine, Neroli ou Rose. Esses óleos ajudarão a restaurar o balanço natural da pele.

Sprays
Uma das maneiras mais simples de introduzir óleos essenciais no ar. Simplesmente misture um ou mais óleos essenciais com água e use como spray. Os óleos essenciais são melhores dissolvidos em álcool. Essa mistura irá funcionar somente por um período curto. Lembre-se de sacudir bem a mistura antes de usar. Os seguintes óleos podem ser usados: Tea-tree, Bergamot, Eucalyptus e Lavender. Use 20 gotas de óleo essencial para cada 200ml de água.

Alergia
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Chamomile, Lavender e Melissa são os mais comuns e usados em alergias gerais. Podem ser usados em banhos, inalações, compressas ou em cremes para o corpo. Para aliviar o estresse, os óleos essenciais mais usados são: Bergamot, Neroli, Rose, Jasmine, Sandalwood e Ylang Ylang.

Anorexia
O melhor método para tratar de anorexia é através de massagens. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Lavender, Chamomile, Neroli, Ylang Ylang e Clary Sage. Esses óleos possuem propriedades calmantes e anti-depressante. O óleo Bergamot pode ser usado para ajudar a regularizar perda de apetite.

Ansiedade
Qualquer um dos óleos mencionados a seguir possuem propriedades sedativa que podem ajudar nesse caso. Escolha qualquer um dos seguintes óleos: Bergamot, Chamomile, Cedarwood, Clary Sage, Cypress, Geranium, Jasmine, Juniper, Lavender, Marjoram, Melissa, Neroli, Rose e Ylang Ylang. Esses óleos ajudam particularmente se forem usados em massagens ou em banhos.

Apetite
Se houver diminuição ou perca de apetite, alguns dos óleos essenciais podem ajudar a estimular o problema. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Chamomile, Cardamom e Bergamot. Use esses óleos em massagens e banhos.

Artrite
Artrite pode causar vários problemas como; ácido úrico pode ser depositado entre as juntas, criando tipo de cristais causando inflamação, dor e perca de flexibilidade. Alguns óleos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esses problemas. Os seguintes óleos podem ser usados: Cypress, Juniper e Lemon são óleos poderosos pelas suas propriedades desentoxificantes. Podem ser usados em banhos e massagens para ajudar o corpo a se livrar de toxinas.

Asma
Em casos de estresse e ansiedade, use os seguintes óleos essenciais: Bergamot, Chamomile, Lavender, Neroli e Rose. Todos esses óleos mencionados são anti-depressantes. Os óleos Bergamot e Lavender são ótimos para problemas no peito.

Dores nas Costas
A melhor maneira de se tratar dores nas costas e a mais eficaz é através de massagens. Use os seguintes óleos essenciais: Lavender, Marjoram e Rosemary para reduzir a dor, tensão e para tratar dores musculares. Os óleos Black Pepper ou Ginger pode ser usado onde houver dor aguda.

Sangramento
Vários óleos essenciais podem ser usados para parar sangramento. Use qualquer um desses óleos: Lemon, Geranium e Rose. Dilua algumas gotas de óleo Lemon e use para tratar de qualquer tipo de corte. Não use o óleo Lemon sem dilui-lo primeiro, já que por causa de suas propriedades fortes, poderá queimar a pele.

Bolhas
Adicione algumas gotas de óleo Lavender em um pedaço de algodão e cubra a bolha. Não cubra a bolha com esparadrapo ou band-aid. Isso evitará que a pele respire propriamente.

Bronquite
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados quando os sintomas ainda estiverem aparecendo. Faça inalações com qualquer um desses óleos: Bergamot, Eucalyptus, Lavender ou Sandalwood, especialmente se houver uma tosse seca e dolorosa. Os óleos essenciais mencionados oferecem grande alívio para qualquer sintoma que estiver relacionado com bronquite. Use os seguintes óleos para casos mais extremos e que estejam em estado mais grave: Basil, Benzoin, Bergamot, Marjoram, Sandalwood ou Thyme. Esses óleos ajudam a limpar os pulmões e a prevenir maiores complicações.

Hematomas
Alguns óleos essenciais podem ser usados para reduzir hematomas. Use qualquer um desses óleos: Fennel, Hyssop ou Lavender. Pode ser usado em compressas fria. Outro óleo que pode ser usado para reduzir dor é o Lavender. Em caso de hematomas severas use Black Pepper, Chamomile ou Lavender.

Queimadura
Um dos óleos mais conhecidos para tratamentos em queimaduras e um dos mais eficazes é o óleo Lavender. O óleo Lavender é anti-séptico e possui propriedades analgésicos. Outro óleo bastante eficaz é o Tea-tree. Para queimaduras mais graves, use o óleo Lavender. Coloque algumas gotas em um gaze estéril e aplique diretamente na queimadura.

Catarro
Para aliviar congestões imediatamente, use os seguintes óleos essenciais: Lavender, Eucalyptus, Peppermint, Rosemary, Thyme e Tea-tree. Qualquer um desses óleos podem ajudar a combater infecções. O melhor método para se livrar de catarro é através de inalação.

Calvície
Faça massagem no couro cabeludo para ajudar a aumentar a circulação. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esse problema. Rosemary, Lavender e Thyme. Esses óleos possuem propriedades que estimulam o crescimento de cabelo.

Catapora

Se uma criança estiver com catapora e se for velha o suficiente (4 anos de idade), faça banhos usando os seguintes óleos essenciais: 2 gotas de óleo Tea-tree com 2 gotas de óleo Chamomile para reduzir coceira. Ou tente misturar 1 gota de cada um desses óleos: Bergamot, Eucalyptus, Chamomile e Lavender. Para adultos, use os seguintes óleos: 3 gotas de óleo Ti-tree com 1 gota de cada um cada um desses óleos; Bergamot, Chamomile e Lavender. Faça banhos à cada 4 horas para melhores resultados, a menos que o paciente esteja sentindo fraqueza.

Circulação
Para estimular a circulação no local, faça massagens com qualquer um desses óleos: Black Pepper, Juniper, Marjoram ou Rosemary. Para problemas de vermelhidão, faça massagens com os óleos Chamomile e Cypress.

Resfriado
Os seguintes óleos essenciais são recomendados para combater resfriados: Lavender, Eucalyptus, Tea-tree, Peppermint, Rosemary e Pine. Pode ser usado através de inalações, especialmente se houver infecção na garganta. Outro óleo que pode ser usado em banhos e ajudar a reduzir arrepios e dores é o Marjoram. Também pode ajudar em dores de cabeça que são associados com o resfriado.

Prisão de ventre
Vários óleos essenciais podem ser usados para ajudar com problemas de prisão de ventre como: Marjoram e Rosemary. Esses dois óleos podem ser usados juntos. Faça massagens no abdômen no sentido horário.

Tosse
Para combater infecções, o melhor óleo essencial que possui propriedades anti-bacteriais é o Thyme. Outros óleos também podem ser usados para combater tosses como o Benzoin, Eucalyptus, Lavender, Marjoram e Sandalwood. Massageie a garganta e o peito com qualquer um desses óleos mencionados acima.

Rachaduras na pele
Podem ser tratados com os óleos Benzoin, Lavender e Myrrh. Se a rachadura estiver úmida, use o Myrrh. O Myrrh é o melhor óleo nesse caso. O Myrrh também pode ser misturado com o Benzoin e o Lavender para melhores resultados.

Cistites
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Bergamot, Chamomile, Eucalyptus, Garlic, Lavender, Sandalwood e Tea-tree. Os óleos Bergamot e Tea-tree podem ser usados em banhos. O óleo Chamomile pode ser usado também para aliviar dor e irritação. Os óleos Bergamot e Lavender ou Chamomile podem ser usados em massagens.

Depressão
Se a depressão estiver impedindo repouso, causando irritação ou incapacidade de dormir, use os seguintes óleos essenciais: Chamomile, ClarySage, Lavender, Sandalwood e Ylang Ylang. Para ajudar a levantar os espíritos e melhorar o humor use os óleos Geranium, Melissa e Rose. Podem tanto serem usados em massagens quanto inalações.

Diarréia
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para aliviar os sintomas relacionados à diarréia: Chamomile, Cypress, Eucalyptus, Lavender, Neroli e Peppermint. Esses óleos são os mais eficazes. Para aliviar dores, use os seguintes óleos: Benzoin, Ginger ou Black Pepper. Faça massagens suaves sobre o abdômen, isso ajudará a aliviar a sensação de aperto.

Infecção de orelha
Faça compressas quentes com o óleo Chamomile para acalmar a dor e para reduzir infecções que estão sendo desenvolvidas. Faça massagens suaves em volta da orelha.

Eczema
Os óleos: Chamomile, Lavender, Melissa e Neroli podem ser usados em massagens e em banhos. Todos esses óleos mencionados podem ajudar a reduzir níveis de estresse.

Tontura
Vários óleos essenciais podem ajudar em problemas de tontura, desmaio e em estado de choque. Use os seguintes óleos: Peppermint e Neroli. Experimente também os óleos Lavender e Rosemary. Nesse caso, simplesmente segure o vidro de óleo essencial perto do nariz do paciente ou coloque uma gota de um desses óleos no pulso do paciente ou em um lenço e ponha perto do paciente para inalar.

Fadiga
Qualquer um desses óleos essenciais pode ser usado para ajudar o corpo a se recuperar de fadiga. Use os óleos: Basil, Geranium, Nutmeg, Rosemary, Thyme, Marjoram ou Pine. Também, uma mistura de três óleos de sua escolha pode ser usado para o tratamento. Esses óleos ajudarão a restaurar e tonificar o corpo, limpar a mente e dar mais energia. Podem ser usados em massagens ou em banhos.

Febre
Use os seguintes óleos essenciais: Basil, Chamomile, Cypress, Juniper, Lavender, Peppermint, Rosemary e o Tea-tree. Esses óleos ajudarão o corpo a suar se for preciso. Para abaixar a temperatura, use os óleos Bergamot, Eucalyptus, Lavender e Peppermint. Esses óleos devem ser usados em quantidades justas. Adicione algumas gotas de qualquer um dos óleos mencionados acima em uma bacia com água morna, mas não quente.

Frigidez
Óleos essenciais luxuosos podem ser usados como o Rose e o Jasmine, que ajudará a aumentar a confidência. Use o óleo Neroli para acalmar a ansiedade que está presente e o óleo Ylang Ylang para ajudar a relaxar. Podem ser usados em banhos, cremes, loções de corpo ou em massagens.

Cálculo biliar
Os óleos Lavender e Rosemary são dois óleos essenciais que foram descobertos por ajudarem com esse problema. O óleo Rosemary é valioso por ajudar em problemas de inflamação na bexiga. Faça massagens sobre a área da bexiga.

Gengivite
Use os seguintes óleos essenciais para ajudar a combater a bactéria: Tea-tree e Thyme. Os óleos Fennel e Mandarin ajudam a fortalecer a gengiva e o óleo Myrrh possui propriedades tonificantes e de cura.

Dor, Pena ou Fracasso
O melhor óleo para ser usado nesse caso é o Rose. Esse óleo pode ser combinado com o Benzoin para dar uma sensação calorosa. Também, os óleos Bergamot e Chamomile possuem propriedades calmantes e os óleos Lavender ou Melissa ajudam a trazer o sentimento de bem estar e ajuda a levantar os espíritos.

Hemorróida
Use os seguintes óleos essenciais Cypress ou Juniper em forma de aplicações locais e banhos regulares. Esses óleos também ajudam a melhorar a circulação geral.

Alergia de feno
Qualquer um dos óleos mencionados ajudarão a aliviar os sintomas de alergia. Use o óleo Lavender e Eucalyptus para aliviar sintomas relacionados à resfriado, ajudando a reduzir espirros e corrimento de nariz. Faça inalações usando qualquer um desses óleos mencionados acima. Experimente também os óleos Chamomile e Melissa para ajudar com os sintomas gerais de alergia.

Dores de cabeça
Os óleos essenciais mais eficazes são: Lavender e Peppermint. Podem ser usados tanto juntos como separado. Outro óleo que pode ajudar a curar dores de cabeça é o Rosemary, ajudando a limpar a mente e a aliviar a dor. Aplique o óleo Lavender e o Peppermint perto das sobrancelhas ou faça compressas quentes e aplique perto das sobrancelhas, na testa ou atrás do pescoço.

Coração
Somente alguns dos óleos essenciais podem ser usados quando houver problemas de coração. Use os seguintes óleos: Garlic, Lavender, Marjoram, Peppermint, Rose e Rosemary. Esses óleos são conhecidos pelas suas propriedades tônicas e tem efeito fortalecedor no músculo do coração. Também, outros óleos podem ser usados como o Lavender, Melissa, Neroli e Ylang Ylang são óleos recomendados para problemas de palpitação. Todos esses métodos mencionado deve ser aproximados com muito cuidado e atenção. Todos esses óleos podem ser usados tanto em banhos quanto em massagens.

Herpes
Os óleos Bergamot, Eucalyptus e Tea-tree são muito eficazes em tratamentos de herpes. Particularmente se aplicações forem feitas assim que os primeiros sinais de erupção aparecerem. Misture 6 gotas de qualquer um dos óleos mencionado em 5mls de álcool. O óleo Tea-tree também pode ser usado puro. Aplicações frequentes impedirão que novas bolhas se desenvolvam.

Pressão de sangue alta
Os óleos essenciais mais importantes são: Lavender, Marjoram e Ylang Ylang. O óleo Ylang Ylang ajuda em situações de falta de ar ou quando houver batida forte de coração. Todos esses óleos podem ser usados em massagens ou em banhos.

Pressão de sangue baixa
O melhor óleo essencial é o Bergamot. Ajuda a trazer a pressão baixa para o nível normal. Possui propriedades estimulantes e tonificantes. Outros óleos que servem como estimulantes são: Black Pepper e Peppermint, especialmente se for usado em casos de tontura e desmaio que ocorrem frequentemente.

Histeria
Qualquer um desses óleos podem ser usado: Chamomile, Clary Sage, Lavender, Marjoram, Melissa, Neroli, Peppermint, Rosemary e Ylang Ylang. Ajuda a criar um estado emocional e podem ser usados em massagens, banhos, como sprays ou mesmo queimando algumas gotas de qualquer um desses óleos em um cômodo como perfume.

Impotência
O melhor óleo para ajudar com esse problema é o Sandalwood, possuindo poderes afrodisíacos. O óleo Jasmine ajuda a restaurar e aumentar a confidência. O óleo Neroli ajuda a combater a ansiedade e o Clary Sage ajuda em problemas de relaxamento. Não use Clary Sage se consumido álcool. Faça banhos antes de ir para a cama.

Indigestão
Use os óleos essenciais Chamomile, Lavender e Marjoram para tratar de problemas de indigestão. Possuem propriedades calmante e tem efeito confortante. Faça massagens suaves sobre e em volta do estômago.

Insônia
Use os seguintes óleos essenciais: Lavender, Chamomile e Neroli para tratar de problemas de insônia. Esses óleos são os mais eficazes e poderosos pelos seus efeitos tanto na mente quanto emocionalmente. Ajuda a acalmar, balancear e aliviar a ansiedade. Pode ser usado em banhos ou mesmo algumas gotinhas de óleo Lavender no travesseiro irá garantir uma boa noite de sono.

Coceira
Use o óleo Chamomile para ajudar a aliviar coceiras. Use Lavender e Melissa como alternativas se preferir. Faça banhos dependendo do local da coceira e da área afetada no corpo. Esses óleos também podem ser usados em cremes e em loções de corpo. Se a área afetada é pequena, use 1 ou 2 gotas de qualquer um dos óleos mencionados acima e esfregue diretamente sobre a pele.

Laringite
O melhor óleo essencial para ser usado é o Benzoin. O óleo Lavender e Sandalwood podem ser usados como alternativa. Nesse caso, faça inalações, já que o vapor quando sobe alivia a respiração e ajuda a combater inflamações.

Menopausa
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para ajudar em períodos de menopausa e para minimizar problemas físicos. O óleo Geranium ajuda a balancear os hormônios, o óleo Rose ajuda a tonificar e limpar o útero, ajudando ao mesmo tempo a regular o ciclo menstrual O óleo Chamomile tem efeito suave, calmante e funciona como anti-depressante. Existe muitos outros óleos que possui propriedades anti-depressante como o Bergamot, Clary Sage, Jasmine, Lavender, Neroli, Sandalwood e Ylang Ylang. Use qualquer um desses óleos em banhos e em massagens.

Fadiga mental
Use os seguintes óleos essenciais: Basil, Peppermint e Rosemary são os óleos mais eficazes para ajudar com esse tipo de problema. Podem ser usados em banhos, adicionando 6 gotas de qualquer um desses óleos mencionados acima.

Enxaqueca
Faça compressas fria com os óleos Lavender ë Peppermint. Aplique as compressas na testa e perto das sobrancelhas, ou faça massagens do lado das sobrancelhas como o óleo Lavender.

Humor
Use os seguintes óleos essenciais para ajudar em problemas de mal humor e como anti-depressante. Use Bergamot, Grapefruit e Orange. Esses três óleos possuem propriedades calmante, estimulante e tem efeito balanceador. Podem ser usados em massagens, em banhos ou em perfumes.

Úlceras da boca
Use o óleos essencial Myrrh, conhecido pelas suas propriedades de cura. Funciona como um anti fungo. Aplique o óleo em um pedaço de algodão diretamente sobre a úlcera. Pode ser usado em bochechos, diluindo algumas gotas em água morna.

Dores musculares
Para obter um efeito relaxante e para aliviar problemas como; indigestão, cólicas ou câimbras, use Bergamot, Black Pepper, Chamomile, Clary Sage, Cypress, Fennel, Juniper, Lavender, Marjoram, Melissa, Neroli e Peppermint. Faça compressas quentes sobre a área afetada.

Pneumonia
A forma mais eficaz de tratamento é definitivamente através da inalação. Tratamento médico é absolutamente necessário, nesse caso reforçado com tratamento de aromaterapia usado com cuidado. Os seguintes óleos podem ser usados: Eucalyptus, Lavender, Pine e Tea-tree.

Tensões pre-menstruais
Faça massagens usando os óleos essenciais Geranium e Rosemary para prevenir retenção de fluído. Para reduzir depressão e irritação, use o Bergamot, Chamomile e Rose. A melhor forma de tratamento é através de massagens ou banhos.

Reumatismo
Os óleos essenciais mais eficazes são: