gorduras boas e ruins

  

 

Quais são os diferentes tipos de gordura?

Existem dois diferentes tipos de gorduras – gorduras boas e gorduras ruins. Gorduras saturadas e gorduras trans são chamadas “gorduras ruins”, já que podem aumentar os níveis de colesterol. Gorduras insaturadas (boas) são melhores para ajudar a manter seu coração saudável. Gorduras boas aparecem em variedades monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Os benefícios

Gorduras poliinsaturadas são encontradas em peixes oleosos e certos óleos de plantas, tais como óleo e alimentos à base de girassol, como os da Becel. Gorduras monoinsaturadas são encontradas no óleo de oliva, óleo de colza, algumas castanhas e abacates. Têm-se provado que gorduras poliinsaturadas (e, em menor grau, gorduras monoinsaturadas) diminuem os níveis de colesterol, ajudando a manter seu coração saudável.

Os prejuízos

Gorduras saturadas e trans são ruins para sua saúde cardíaca. Gorduras saturadas representam más notícias para seu colesterol e saúde cardíaca, e podem ser encontradas em produtos de origem animal, tais como queijo, nata, salsichas, outras carnes gordurosas e manteiga. Você também encontrará gorduras saturadas em bolos, biscoitos e doces pré-embalados, bem como em uma porção de comidas prontas e salgadinhos.

Trocar alimentos ricos em gorduras saturadas, como manteiga, por alimentos contendo gorduras poliinsaturadas, tais como os alimentos da Becel, ou gorduras monoinsaturadas, pode ajudar a manter seu coração saudável, como parte de uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.

Salgadinhos, comidas prontas e produtos panificados, todos contêm gordura trans. Gordura trans é uma preocupação para a saúde, pois não só aumenta os níveis de colesterol no sangue, como também não provê quaisquer benefícios nutricionais reais.

Então, da próxima vez que você for atrás de um salgadinho, tente uma dessas opções com baixo teor de gordura ou sem gordura trans (tais como vegetais crus, sementes ou iogurte desnatado). Não se esqueça de sempre checar o rótulo para assegurar-se de que o produto pré-embalado é baixo tanto em gorduras trans como saturadas.

 

  

ENZIMAS

 

 

CONCEITOS GERAIS E FUNÇÕES

 

             As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.

            Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto.             As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações.             As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.  

 

 AMINOACIDOS

 

   

Quimicamente, os aminoácidos são pequenas moléculas, que, ao agruparem-se, formam as proteínas. Estas, por sua vez, são um nutriente indispensável ao ser humano, desempenhando diversas funções, nomedamente:
- Funções plásticas, uma vez que são constituintes dos tecidos e células, nomeadamente do tecido muscular;
- Estão presentes no nosso material genético;
- São constituintes das hormonas péptidicas e de alguns neurotransmissores;
- Têm uma função reguladora, pois, todas as enzimas do nosso organismo são proteínas;
- São estimulantes do sistema imunitário, formando anticorpos.

Os aminoácidos, com base na forma como são adquiridos, podem ser classificados em dois tipos: essenciais ou não essenciais. Consideram-se essenciais, ou indispensáveis, aqueles que o nosso organismo não tem capacidade de sintetizar, logo, a única forma de que dispomos para os obter, é através da ingestão de determinados alimentos, nomeadamente através da carne, dos ovos, do leite e seus derivados. 

Quanto aos aminoácidos não essenciais, são aqueles que o nosso organismo consegue produzir, mais concretamente, que o nosso fígado sintetiza. Assim, destacamos os seguintes: alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

Relativamente aos aminoácidos essenciais, uma vez que são tão importantes para a nossa saúde, fique a conhecer as funções de cada um deles.

Metionina:
fortalecer o cabelo e as unhas, melhorando, simultaneamente, a saúde da pele; é igualmente benéfico para a degradação das gorduras, evitando sua acumulação no fígado e nas artérias, melhorando assim o funcionamento do coração, dos rins, do fígado e do cérebro.

Valina:
Possui um efeito estimulante e a sua carência pode resultar num desequilíbrio de nitrogénio no corpo. Permite melhorar o metabolismo muscular e a regeneração de tecidos. 

Isoleucina:
Estabiliza e regula os níveis de açúcar no sangue e os níveis de energia. É fundamental para a produção de hemoglobina. Metabolizada no tecido muscular, as carências de isoleucina podem originar sintomas muito idênticos aos da hipoglicemia.

Leucina:
Á semelhança da isoleucina, a leucina pode evitar estados de fadiga crónica. Por outro lado, é fundamental para a regeneração dos ossos, do tecido muscular e da pele.

Fenilalanina:
a fenilalanina estimula o funcionamento da tiróide e a preservação dos vasos sanguíneos. Eficaz no controlo da dor, principalmente para quem sofre de artrite, pode ajudar os doentes com Parkinson, e reduz o apetite.

Tripofano:
Conhecido pelas suas propriedades calmantes, o triptofano ajuda a controlar a hiperactividade em crianças, alivia o stress e é benéfico para o coração. 

Lisina:
É fundamental para o adequado crescimento e desenvolvimento ósseo nas crianças, uma vez que potencia a absorção do cálcio. Intervém na produção de anticorpos, hormonas e enzimas, bem como na formação de colágeno e na regeneração dos tecidos. A lisina exerce, ainda, uma influência benéfica na redução de triglicéridos no sangue. 

Treonina:
Importante para a produção de colágeno e elastina, a treonina melhora o funcionamento hepático. Encontra-se presente no coração, sistema nervoso central e músculo-esquelético. 

A histidina e a arginina são também aminoácidos essenciais, todavia apenas durante a infância, sendo que mais tarde passam a ser sintetizados pelo nosso organismo. 

Como pode constatar os aminoácidos desempenham, efectivamente, um papel vital na nossa saúde, exercendo efeitos benéficos a vários níveis. Se por um lado, a produção de aminoácidos não essenciais está assegurada pelo seu organismo, a diversidade, a quantidade e a qualidade de aminoácidos essenciais depende da sua alimentação e suplementarão. Lembre-se que uma dieta equilibrada e variada é indispensável!

 

 

Proteínas

 

 

O papel das proteínas na dieta está sempre em evidência, seja para perder ou ganhar peso. Aqui estão reunidas informações atualizadas para descobrir onde estão as melhores fontes de proteínas e como utilizá-las em uma dieta saudável.

O que são proteínas?

Conceito: Proteínas são moléculas formadas por imensas cadeias de aminoácidos.  Existem 20 tipos de aminoácidos diferentes, sendo que o ser humano é capaz de produzir 10 tipos, os outros restantes devem ser obtidos a partir da dieta (chamados aminoácidos essenciais). Se a dieta não oferecer a quantidade suficiente de aminoácidos essenciais, o corpo entra em processo de degradação de proteínas.

Proteínas são encontradas em todo corpo, ou seja, em músculos, ossos, pele, cabelo e virtualmente qualquer órgão ou tecido.

As proteínas participam do funcionamento do corpo basicamente de duas formas:

·         Como componentes estruturais: formando estruturas como ossos, músculo e pele.

·         Como componentes funcionais: como enzimas que catalisam as reações químicas do organismo.

As proteínas são imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Elas ajudam a construir e reparar os músculos e os tecidos, além de produzirem enzimas, hormônios e anticorpos. Quando as proteínas são digeridas, elas são desfeitas em pequenos blocos chamados aminoácidos. Existem mais de vinte aminoácidos, oito dos quais são essenciais e devem ser ingeridos na alimentação, já que o corpo não os produz.
Onde encontramos os aminoácidos essenciais?

Cada um dos seguintes alimentos fornece os oito aminoácidos essenciais:
- peixes
- carnes
- produtos lácteos
- ovos
- soja

Outros alimentos, como as ervilhas, o feijão, as frutas secas, as sementes e os cereais também são boas fontes de proteínas, porém podem lhes faltar um ou mais aminoácidos essenciais. A mistura de diferentes tipos de alimentos com proteínas vegetais fornece aminoácidos de qualidade tão boa quanto de alimentos animais.

Cada uma das seguintes combinações fornece os oito aminoácidos essenciais:
- cereais com legumes e /ou frutas secas. Ex.: homus com pão de pita
- feijão com torrada
- Lentilhas com arroz

Necessidades protéicas

Necessitamos cerca de um grama de proteína para cada quilo do peso corporal. Entretanto, pessoas que fazem esforço físico ou aqueles que se exercitam vigorosamente, podem precisar de mais. Não é recomendado ingerir mais de 1,5 gramas por quilo.

Para cada 150 gramas de carne, há 40 gramas de proteína; para cada 150 gramas de soja e peixe, há 30 gramas de proteína; e para cada ovo, há 7 gramas.

As dietas com grande quantidade de proteínas podem causar danos ao fígado e aos rins, enquanto que o excesso desta substância é acumulado como gordura. A proteína fornece cerca de quatro calorias por grama.

 

Fibras

Quais os reais benefícios das fibras para saúde? Quais são as melhores fontes para uma dieta saudável? Qual o papel das fibras na prevenção de doenças como câncer, diabetes e doenças do coração? Aqui estão reunidas informações para elucidar estas e outras questões com impacto direto em sua saúde.

O que são fibras?

Conceito: Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos. São cadeias de açúcares que não podem ser quebradas pelo sistema digestivo, passando intactas pelos intestinos sem serem absorvidas.

As fibras são classificadas em dois tipos: Solúveis ou insolúveis em água. Estas diferenças são importantes, pois estão relacionadas ao efeito das fibras no risco de desenvolver certas doenças.

As recomendações atuais são que uma pessoa ingira pelo menos 20 gramas de fibras por dia, sendo que aqui não estão inclusos suplementos artificiais de fibras.

Quanto mais calorias uma pessoa ingere por dia, mais fibra seu organismo ne

 

Cálcio e leite

   

importante da dieta. Muitas pesquisas foram realizadas para investigar seu papel na origem e prevenção de doenças. Seus defensores recomendam a ingestão vigorosa de leite para ter ossos fortes e evitar a osteoporose. Já os críticos do consumo de cálcio apontam seu consumo em excesso com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Abaixo estão reunidas as informações mais recentes de pesquisas na busca um consenso sobre as melhores formas de se utilizar o cálcio para uma vida mais saudável.

O que é cálcio?

Conceito: Cálcio é um mineral usado pelo corpo com numerosas funções, incluindo construir e manter ossos e dentes; coagulação sanguínea; transmissão de impulsos nervosos e regulação do ritmo cardíaco. Aproximadamente 99% do cálcio do corpo humano encontram-se nos ossos.

O corpo consegue cálcio de duas maneiras diferentes. Uma delas é por meio da ingestão de alimentos contendo cálcio ou mesmo de suplementos. Sendo que as melhores fontes são leite, seus derivados e vegetais verdes escuros.

A outra maneira do corpo conseguir cálcio é retirar dos ossos. Isto acontece quando os níveis sanguíneos de cálcio caem abaixo do equilíbrio para manter funções, como o ritmo cardíaco e transmissão nervosa normais.

 

 CARBOIDRATOS

 

Carboidratos tornaram-se o alvo de muitas dietas nos últimos anos. Antigamente falava-se em cortar gorduras, mas a moda agora é cortar açúcar e carboidrato.

No entanto, o desafio é fazer as melhores escolhas e diferenciar entre bons e maus carboidratos para ter uma dieta saudável e manter o peso ideal.

O que são carboidratos?

O bloco básico de construção de todo carboidrato é uma molécula de açúcar, uma união simples de alguns átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Carboidratos são divididos em duas grandes categorias:

  • Carboidratos simples são blocos únicos ou duplos, incluem a frutose (açúcar de frutas), dextrose ou glicose (açúcar de milho), sacarose (açúcar de cana ou açúcar caseiro) e a lactose (açúcar do leite).

  • Carboidratos complexos são cadeias formadas pela união de milhares de blocos de carboidratos simples, incluem o amido (farinhas de trigo, polvilho) e as fibras.

 

Metabolismo dos carboidratos

 

Quando alguém ingere algum alimento que contém carboidratos, o sistema digestivo o quebra em moléculas simples, que entram na corrente sanguínea na forma de glicose.

Com a elevação da glicose sanguínea, o pâncreas libera insulina, um hormônio que sinaliza para as células absorverem o açúcar para ser utilizado como energia ou como reserva.

Quando o nível de glicose sanguíneo cai e não existe alimento para ser digerido, o pâncreas libera outro hormônio, o glucagon, que sinaliza para as células que reservaram a glicose devolverem o açúcar para o sangue para que seja compartilhado por todo organismo.

Em algumas pessoas, este mecanismo não funciona corretamente levando ao surgimento de diabetes.

 

BENEFICIOS DO ÔMEGA 3 E 6

 

 

Todo mundo está falando sobre os benefícios do Ômega 3 e Ômega 6 na saúde – desde ajudar a manter seu coração em máxima condição, até cuidar de sua pele – mas o que são eles, o que eles fazem e aonde você pode encontrá-los?

Ômega 3 e Ômega 6 são dois tipos de poliinsaturados (gorduras boas).

O Ômega 3 aparece em duas formas diferentes – uma é um ácido graxo essencial encontrado em óleos de sementes como óleo de colza e óleo de linhaça. A outra é encontrada em peixes oleosos como cavala e arenque. Os dois tipos de Ômega 3 funcionam de diferentes maneiras para manter seu coração saudável, então é uma boa idéia comer peixes oleosos uma ou duas vezes por semana como parte de uma dieta balanceada e saudável. Os alimentos da Becel conseguem prover ácidos graxos de Ômega 3 de fontes vegetais em uma base diária.

O Ômega 6 é um outro ácido graxo essencial e pode ser encontrado em óleos de sementes como óleo de girassol e produtos feitos com esses óleos, tais como os da Becel.

Tem-se comprovado que gorduras de Ômega 3 ajudam a manter seu coração saudável, enquanto gorduras de Ômega 6 representam um importante papel no controle dos seus níveis de colesterol no sangue.

 

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

 

Todos nós sabemos a importância de uma alimentação saudável, mas nem todos sabemos o quanto isso pode fazer diferença para a saúde dos nossos corações.

O corpo humano precisa de uma variedade de nutrientes para funcionar adequadamente. Nenhum tipo de alimento pode nos oferecer todos os nutrientes dos quais precisamos e falta de um ou mais nutrientes pode resultar em sintomas físicos, como queda de cabelos, unhas quebradiças, descamação da pele, ossos fracos e desnutrição. Daí a importância de consumir diferentes alimentos em quantidades adequadas.
É importante ter uma alimentação diversificada todos os dias, incluindo alimentos de vários grupos como do arroz, do feijão, das carnes, frutas, legumes, verduras, leite e derivados.
O segredo é comer de tudo um pouco, mas sem exageros..O consumo excessivo de calorias pode ser evitado se você diminuir o tamanho das porções. Prefira quantidades menores e uma variedade maior. Comer corretamente, além de fornecer ao organismo os nutrientes que ele necessita, ajuda na manutenção do peso.

Procure então incorporar no dia-a-dia hábitos adequados e saudáveis, como:

• Distribuir as calorias do dia nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches intermediários (lanche da manhã, lanche da tarde e ceia).
• Comer sentado à mesa, de preferência reunindo a família, prestando atenção na comida e evitando discussões no momento da alimentação.
• Evitar falar ao celular, assistir TV ou dirigir durante a refeição.
• Sentir-se livre, sem culpa e consciente na escolha dos alimentos.
• Mastigar bem os alimentos e evitar excessos.

Alimentação equilibrada e bons hábitos alimentares são importantes para a saúde do seu coração! Aproveite mais essas dicas:
• Consuma uma variedade de alimentos de diferentes grupos, incluindo no mínimo 3 porções de frutas e 3 porções de legumes e verduras todos os dias
• Opte por cereais integrais sempre que possível
• Quando for consumir carne, prefira as mais magras
• Tente consumir 2 porções de peixe por semana
• Prefira versões desnatadas de leite e iogurtes, assim como queijos mais magros, como queijo branco light e cottage
• Reduza o consumo de açúcar e sal
• Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans, consideradas ruins porque aumentam os níveis do LDL-colesterol. Substitua essas gorduras por mono ou poliinsaturadas, consideradas boas.
• Tente reduzir o sal dos alimentos
 

 

ALIMENTOS FUNCIONAIS

 

Alimentos e ingredientes funcionais, além de satisfazer as necessidades nutricionais básicas, trazem outros benefícios para a saúde. O aumento no consumo desses alimentos acompanha a preocupação crescente com saúde e bem-estar e a crescente comprovação científica das relações existentes entre alimentação e saúde. Conheça alguns deles:

Fitoesteróis
Também chamados de esteróis vegetais, os fitoesteróis são componentes naturais dos óleos vegetais (como o óleo de girassol e de soja) e estão presentes, em pequenas quantidades em frutas, verduras e legumes. Eles atuam na diminuição da absorção de colesterol no intestino. Adicionados a alimentos industrializados, como a creme vegetal, iogurte e outros, são uma ótima opção para ajudar a reduzir o nível de LDL-colesterol (colesterol “ruim”) no sangue.

Ômega 3 e 6
Os ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6 têm papel importante no organismo. São necessários para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde, além de serem importantes para a saúde do coração. Os ômegas 3 e 6 de origem vegetal não são produzidos pelo organismo, portanto devem ser ingeridos através da alimentação.

Soja
A soja vem sendo estudada como um aliado no controle do diabetes, manutenção do peso e saúde do coração. Estudos indicam que o consumo de 25g de proteína de soja por dia ajuda a reduzir o colesterol no sangue.


Tomate
Contém minerais importantes como o magnésio, ferro, fósforo e manganês e é rico em Vitaminas A, C e Complexo B. O licopeno é a substância responsável pela sua cor vermelha do fruto e tem sido muito estudado por sua possível ação na diminuição do risco do câncer de próstata.

 

ENTENDENDO OS ROTULOS DOS PRODUTOS

 

Provavelmente, todos nós checamos as informações nutricionais na rotulagem dos alimentos em algum momento, mas realmente sabemos pelo que estamos procurando e o quão relevante são as informações para nós como consumidores? Fornecemos algumas informações simples para ajudar você a entender os rótulos dos produtos.

Tabela de Quantidades Diárias (relevante apenas para a Europa) – no Brasil temos algo similar, talvez possamos adaptar

A rotulagem da Tabela de Quantidades Diárias na embalagem do alimento significa que agora você pode tirar suas próprias conclusões sobre o que deve estar comendo e planejar uma dieta mais saudável e balanceada sem muito esforço. Essas tabelas orientam homens, mulheres e crianças sobre a quantidade aproximada de calorias, açúcares, gordura, gordura saturada e sal requerida em uma base diária.

As Tabelas de Quantidades Diárias estão claramente marcadas em todos os nossos produtos da Becel.

Simplificando

Homens e mulheres têm diferentes necessidades diárias de alguns nutrientes, mas para simplificar as coisas, melhor do que usar dois grupos de figuras em cada rótulo, as Tabelas de Quantidades Diárias de adultos são baseadas em diretrizes femininas.

Dê uma olhada no quadro abaixo para saber mais sobre suas necessidades diárias específicas:

 

Calorias

Açúcares

Gordura

Saturadas

Sal

Mulheres

2000

90g

70g

20g

6g

Homens

2500

120g

95g

30g

6g

Crianças 5-10

1800

85g

70g

20g

4g


E lembre-se, ele é conhecido como Tabela de Quantidades Diárias, pois é exatamente isto o que ele é – um guia, não um alvo. E enquanto é normal fixar-se bem de perto nas tabelas por causa das calorias, você deveria tentar não comer mais do que sua necessidade diária de açúcares, gordura, saturadas e sal.


Você sabia?

Gorduras trans (também chamada ácidos graxos trans) não têm que ser incluídas nas informações nutricionais providas nos rótulos dos alimentos, a menos que uma alegação específica de gorduras trans tenha sido feita, tal como “baixo em gordura trans”. E elas não precisam estar listadas nos ingredientes. Os alimentos da Becel são baixos em gorduras trans.

 

 

PRATICANDO ATIVIDADES FISICAS

 

Atividade física moderada e regular aumenta a temperatura do seu corpo, intensifica a respiração, ajuda você a parecer e sentir-se melhor!

Algumas dicas simples para deixar a prática de atividade física mais segura:
• Procure seu médico antes de começar qualquer atividade.
• Comece com atividades que você já conhece ou já praticou
• Permaneça dentro de sua zona de conforto – você deve conseguir conversar confortavelmente enquanto está se exercitando
• Atente-se ao seu corpo – você deve sentir-se um pouco cansado ao final, mas não exausto
• Use calçados e roupas que permitam movimentos e sejam confortáveis
• Tome água antes, durante e depois da prática de exercícios
• Procure exercitar-se duas horas após comer uma refeição leve
• Procure desenvolver até meia hora de atividade moderada, pelo menos cinco dias por semana e, então, quando estiver pronto, você poderá aumentar esse tempo para uma hora por dia, cinco dias por semana

 



LIDANDO COM O ESTRESSE

 

O estresse é resultado das tensões do dia-a-dia, da falta de tempo e da necessidade de lidar com as exigências na vida pessoal e profissional. Ele afeta não só o bem estar emocional, mas também a saúde do coração. E aprender à controla-lo pode ajudar você a aproveitar mais a vida, além de trazer benefícios para a saúde à longo prazo.

Algumas dicas para relaxar e reduzir o nível de estresse:
• Liste todas as coisas que desencadeiam seu estresse. É uma situação de trabalho ou um congestionamento de trânsito? Reconhecer o que desencadeia seu estresse é um grande passo para aprender a relaxar nessas situações
• Descubra estratégias para lidar com o estresse, tais como técnicas de relaxamento, exercícios de respiração, meditação, ioga ou massagem
• Reserve um tempo para você – mesmo que sejam apenas 10 minutos por dia. Experimente ler, tomar um banho relaxante ou fazer alguma outra coisa de que você goste. Se você trabalha, certifique-se de fazer um intervalo para o almoço
• Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Coloque os trabalhos em ordem de importância e faça o que for possível, evitando desgaste com coisas pouco importantes.
• Respire fundo. Permita que sua caixa torácica e estômago se expandam enquanto você inspira pelo nariz. Expire vagarosamente pela boca. Repita dez vezes.

Se você acha que está sofrendo de estresse agudo, ajuda ou aconselhamento profissional podem ser úteis.

Relaxamento Rápido



Reserve apenas cinco minutos de sua rotina diária e tente relaxar fisicamente. Certifique-se de que você não vai ser interrompido – se necessário, tire o telefone do gancho e fuja de qualquer coisa que possa distraí-lo.
Você precisa sentar-se em uma cadeira para fazer esse exercício apropriadamente.
• Inspire e expire vagarosa e profundamente – isso realmente pode ajudar no processo de relaxamento. Procure sacudir e soltar seus braços e ombros.
• Deixe sua mandíbula e músculos relaxados
• Sacuda seus pés e tente relaxar as pernas.
Isso não leva muito tempo, mas ajudará você a se sentir revigorado e mais ativo.

Relaxe sua Mente

Não esqueça: sua mente precisa de um descanso também! Pode ser difícil relaxar seu corpo enquanto sua mente está a mil. Após relaxar fisicamente por um ou dois minutos o, tente focar seus pensamentos em algo interessante, de que você goste. O objetivo é clarear sua mente, pelo menos por um tempinho, e ajudá-lo a se esquecer das preocupações do dia-a-dia

Exercícios

Exercício regulares – corrida, ciclismo, caminhada etc. podem ajudar a reduzir a tensão. Esportes competitivos como squash ou futebol também podem trabalhar seus instintos competitivos de uma forma positiva, além de energizá-lo e recarregar suas baterias.


 

 

 

PARANDO DE FUMAR

 

Parar de fumar é um dos passos mais importantes para manter seu coração saudável. Se você parou, deve saber das melhoras à sua saúde e, sobretudo, do sentimento de bem-estar.

Parando

Quando você parar de fumar, poderá se sentir irritado, impaciente e sofrer com um pouco de agitação no início. Isso é uma fase temporária e deve durar apenas algumas semanas – essas sensações são um sinal de recuperação!

Caso você decida usar algum recurso para ajuda-lo, como adesivos ou chicletes de nicotina, peça mais informações a seu médico.

Provavelmente você sabe sobre os benefícios de parar fumar, no longo prazo. Mas você sabia que seu corpo começa a sentir as mudanças em pouco tempo?

Dentro de horas:
• Você terá seu fôlego de volta. Fumantes freqüentemente perdem o fôlego mais rapidamente do que não-fumantes .
• Sua circulação melhorará em suas mãos e pés, deixando-os mais quentes.

Dentro de dias:
• Suas defesas corporais aumentarão e você tossirá menos e terá menos resfriados (e outros vírus)
• Você irá saborear mais os alimentos, já que seus sentidos de paladar e olfato estarão mais intensos
• O cheiro desagradável de cigarros nas roupas e mobília desaparecerá
• Seu apetite começará a aumentar, então procure manter petiscos saudáveis à mão, como frutas e vegetais.

Dentro de meses:
• Sua circulação sangüínea continuará melhorando, e caminhar será muito mais fácil
• Você verá os benefícios financeiros – veja quanto dinheiro você tem poupado por não fumar!

Longo prazo:
• Ajudará a manter seu coração e pulmão mais saudáveis

Se você já decidiu para de fumar, é importante saber que algumas atitudes podem aumentar suas chances de permanecer livre do fumo:
• Marque uma data para parar de fumar e mantenha-se firme nela
• Mantenha-se ocupado para não lembrar do cigarro
• Peça apoio da sua família e amigos
• Mude sua rotina – tente evitar situações que o deixem mais propenso a fumar, como o “fumódromo” no trabalho ou o local onde geralmente você compra cigarros
• Cuide-se – se puder, use o dinheiro que você está poupando por não fumar para comprar algo especial para você
• Pense positivamente e leve um dia de cada vez – cada dia sem fumar é bom para seu coração e sua saúde.
• Se precisar de apoio e informações adicionais, você pode contatar seu serviço local de “Pare de Fumar” ou ligar para o “Disque Saúde” – 0800 61 1997.