argilas

 

A argila é um material de origem mineral, resultante da presença de compostos derivados de alumínio. É coletada diretamente do solo e ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias.

Entre os benefícios da argila para pele, está seu poder de prevenir os efeitos do tempo, limpar, esfoliar e tirar manchas superficiais. Ajuda ainda a acalmar inflamações e ativar a circulação superficial, melhorando a vitalidade da pele.

Existem vários tipos de argila, cada uma possui diferentes substâncias que dão qualidades especiais a elas.

 

 

Conheça os tipos de argila

Argila branca

É indicada para peles sensíveis e desidratadas. A argila branca contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, tem ação suavizante e cicatrizante.

Argila vermelha

É uma argila rica em óxido de ferro e cobre. A argila vermelha serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, reduzir medidas e age como antiestressante.

Argila rosa

É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas, pois possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.

Argila verde

A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Argila cinza

Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.

Argila marrom

A argila marrom é um tipo raro devido a sua pureza. É eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos.

Argila preta

É a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. A argila preta é muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória , anti-artrósica, absorvente e anti-stress.

Argila dourada

A argila dourada tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas

 

 

 

 

Máscara para pele manchada

 

Mesmo com cuidados diários, a pele pode apresentar alterações na coloração. Por ser mais sensível e delicada, a pele do rosto tem maiores chances de ficar marcada. As manchas na pele podem aparecer em qualquer idade e são causadas por diversos fatores. Entre eles, está a produção exagerada de melanina, um pigmento que dá cor à pele. Alterações hormonais durante a gravidez, infecções, acne e a exposição ao sol também estão na lista.

Para melhorar o aspecto da pele manchada, o ideal é procurar um dermatologista para que ele indique um tratamento específico, mas algumas receitas caseiras para pele manchada podem ter ótimos resultados. Aprenda três receitas de máscara para pele manchada pelo sol.

 

 

Máscara de mel e amêndoas

- 1 colher (sopa) de mel

- 3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doce

- 1/2 xícara (chá) de alecrim (pode-se usar a erva seca ou em saquinho)

- argila verde (quantidade suficiente para dar uma boa consistência à mistura)

Bata todos os ingredientes e aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e enxague com água corrente.

 

 

Máscara de pepino

- 1 pepino

- 1 xícara (chá) de leite de rosas

- 2 claras

Bata as claras em neve. Misture com o pepino e o leite de rosas. Coe a mistura e aplique sobre a pele, deixe agir por 20 minutos. Lave bem o rosto para remover a máscara.

 

 

Máscara de mamão com alecrim

- 1 copo de iogurte desnatado (sem sabor)

- 1 colher (sopa) de aveia em pó

- 1 colher (sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira

- folhas frescas de alecrim

Misture a aveia em pó, a polpa de mamão e o iogurte. Aplique uma camada homogênea e cubra a pele com as folhas de alecrim. Retire a máscara depois de 20 minutos, enxaguando bem o rosto com água fria.

 

 

 

 

Máscara para pele ressecada

 

No inverno, a combinação vento frio e banho quente acaba deixando a pele ressecada. E é só o clima esquentar para outro erro se repetir, o de tomar sol em excesso.

Além desses fatores climáticos, o processo natural de envelhecimento, algumas doenças e o contato com substâncias químicas, como sabão e detergente, eliminam a gordura da pele e favorecem a desidratação da pele.

Quando a pele perde sua hidratação natural, fica com um aspecto opaco, áspero, descama com facilidade e está mais sujeita a irritações. Sem contar que a pele desidratada também perde sua elasticidade e proteção natural.

Para evitar o ressecamento da pele é importante beber bastante água, tomar banho em água morna, evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula e utilizar cremes hidratantes adequados para o seu tipo dele pele nas áreas que apresentam sinais de ressecamento.

Além desses cuidados, uma boa dica é utilizar máscara para pele ressecada feita em casa com ingredientes naturais e fáceis de encontrar. Alguns deles você já deve ter na geladeira de casa.

 

 

Máscara caseira para pele ressecada

- 1 banana nanica
- 1 colher (chá) de leite
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (chá) de farinha de aveia

Amasse bem a banana usando um garfo. Em seguida, adicione o mel, o leite e a farinha. Misture bem e aplique na pele limpa. Deixe agir por cerca de 30 minutos e remova com água fria. Reaplique a máscara a cada dois dias para ter bons resultados. A receita dura três dias na geladeira.